domingo, 29 de junho de 2008

Brinquedos com sucata



Trabalhos realizados a partir da leitura do LIVRO
" O homem que adorava caixas"!

sábado, 28 de junho de 2008

Boneca Gigante - Oficina Mundo da Leitura-2007




Alunas da turma 31, ano 2007 com a sua criação:


A BONECA GIGANTE!

Trabalhos Artísticos envolvendo os Contos de Fadas

Ilustração sobre o CONTO A BELA ADORMECIDA

Ilustração sobre o CONTO PINÓQUIO


Ilustração sobre o CONTO CINDERELA


Livro confeccionado pelos alunos da t. 31 - 2007





Boneco Pinóquio para colorir e montar!








Cartaz seqüenciado sobre o CONTO A bela Adormecida



Cartaz seqënciado CONTO Peter Pan


Cartazes confeccionados de acordo com os Personagens dos Contos de Fadas.

Teatro na Escola Arlindo Luiz Osório - 2007





Meus artistas em CINDERELA e PETER PAN - Teatro 2007

Fotos de Trabalhos envolvendo a Arte do Teatro



Meus alunos no final da Apresentação Teatral sobre o CONTO PINÓQUIO.
Parabéns, vocês são 10!!!!
Bjkas da Prô que tem orgulho de cada um de vocês.

Ilustração realizada na confecção de um LIVRO de CONTOS de FADAS, no ano de 2007, pela turma 31, da E.M.E.F. Arlindo Luiz Osório, tendo como Prof. titular Simone Duval Damini.
CONTO: CINDERELA

domingo, 22 de junho de 2008

A Arte na Educacao

Se estamos carentes de fundamentação e destituídos de prática para trabalhar as Artes na escola, é porque a escola não vê para a disciplina um alvo. Assim pode-se afirmar que o trabalho artístico desenvolvido no Ensino Fundamental, indica uma fortíssima tendência a considerar a espontaneidade, a livre expressão das crianças, submetendo-as a procedimentos mecânicos. Exemplos destes procedimentos até hoje presente em muitas instituições é o uso de desenhos mimeografados a serem coloridos pelas crianças, ou sobre os quais elas devem colocar papel picado, macarrão, palitos. Estes procedimentos são do tipo necessário para preparar o homem para a mera servidão, aquele que não usa sua criatividade, mas apenas executa tarefas impostas.
A escola é lugar onde todos deveriam ter acesso aos bens culturais da humanidade. Nossos educadores têm confundido Artes com lazer, com passa tempo, com trabalhos meramente manuais.
Hoje as Artes na escola têm sido usadas como uma estratégia para segurar as crianças na sala de aula. É muito comum vermos em sala de aula as crianças pintando desenhos copiados pelo professor, quase nunca pintam seus próprios desenhos. Não são raras as vezes em que os educadores preparam desenhos para serem pintados, com objetivo de aquietar o ânimo das crianças em sala de aula, afim de atender outros alunos com necessidades educacionais.
Pensar em formação integral para o aluno, com uma sala superlotada, onde estes não conseguem nem mesmo se locomover, é uma grande piada. Um professor sozinho jamais conseguirá atender de igual modo trinta e cinco alunos saudáveis, nesse nível de aprendizagem. Seria fácil, no entanto sem rendimento satisfatório, atender esse quantitativo de alunos se estes fossem doentes, passivos, o que não queremos que nossos alunos sejam. Este é também um aspecto importante.
Um outro aspecto de grande importância é a formação do professor, principalmente no que se refere à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Como irá ensinar Artes quem não aprendeu consistentemente sobre as Artes. Seria ingênuo de nossa parte esperar que nossos alunos ingressem no Ensino Médio com suas expressões artísticas desenvolvidas.
Na verdade nossos alunos são vítimas da falta de importância dada a esta disciplina pelos pensadores da educação pública. O desenvolvimento das expressões artísticas tem sido visto como de pouca importância para o desenvolvimento integral da criança, se assim não fosse o curso de Pedagogia discutiria melhor tal importância.
É uma grande falta de conhecimento sobre o desenvolvimento humano, ou realmente estão pensando uma educação deficiente para os filhos dos pobres. Desconsiderar a Educação Artística é o mesmo que impedir a libertação da criança. A timidez, a insegurança, a
intolerância e o medo são exemplos de sentimentos que são confrontados pelas práticas artísticas realizadas na escola.
Muitos de nós fomos libertos de sentimentos prejudiciais ao nosso desenvolvimento, quando fomos bem orientados nas aulas de Educação Artística. Um bom professor de Educação Artística é aquele que ajuda a criança a perceber seu valor, sua importância.


REFERÊNCIAS

PORCHER, LOUIS (organizador), Educação Artística: Luxo ou Necessidade, terceira ed., Summus, 1982.

BRONOWSKI, Jacob. O olho Visionário. Ensaios sobre Arte, Literatura e Ciência. Editora da UNB, Brasília, 1998.
Pesquisa em Site sobre a Arte na Educação

sexta-feira, 20 de junho de 2008

E.M.E.F. Arlindo Luiz Osório


Esta é a escola onde eu trabalho, localizada na Vila Dona Júlia em Passo Fundo-RS.

Essa é a Bandeira da Escola A.L.O


domingo, 1 de junho de 2008

Se sujar faz bem!

É sabido que o brincar é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos social, intelectual, afetivo e cognitivo. Muitos estudiosos basearam suas pesquisas nesta questão, deixando clara e objetivamente fundamentada a importância do brincar na Infância.
Uma criança que brinca desenvolve sua imaginação, é criativa e se torna autônoma. Criança que brinca é saudável e feliz. Brincar traz a alegria e esta é uma sensação muito saudável e rica, pois o sentimento de felicidade provoca a manifestação de potencialidades, desperta a coragem para enfrentar desafios, arriscar e superar obstáculos, motivando a criança para o criar. Esta criança que brinca, experimenta, interaje com seu ambiente social, cria, recria, com certeza terá muito mais facilidade de resolver seus problemas da vida adulta.
Brincar é o canal para o aprendizado, já que a criança ao fazê-lo, pensa, reflete, imagina e ao mesmo tempo em que desenvolve esta imaginação, as crianças constroem relações reais entre elas e elaboram regras de organização e convivência. Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vivem uma possibilidade de modificá-la.
O brincar implica necessariamente a participação e o engajamento da criança, pois tem o sabor de desconhecer o já conhecido, uma vez que cada brincadeira, cada momento em que esta brincadeira se realiza, torna-se objetivo de redescoberta e reaprendizado. Cada momento é único. A criança brinca, desfaz a brincadeira e a faz novamente de modo diferente, é como se revivesse momentos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Portanto, o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil.
Trecho da minha Monografia de Pós-Graduação em Educação Infantil pela IESDE