terça-feira, 30 de setembro de 2008

As Árvores e as Frutas - PRIMAVERA NO AR!!!!


Prestem atenção. Olha a concentração.


Aproveitando as frutas e trabalhando frações.


Hummmm!!!! Que delícia!

Na semana que passou as crianças tiveram a oportunidade de trabalhar e homenagear, aquela que nos traz muitos benefícios a ÁRVORE, que além de alimento, papel, sombra e muitas coisas, ainda nos dá alimentos. E falamos em ALIMENTOS, pois dão seus frutos que nos fazem muito bem à saúde. Conversamos sobre a Importância da Árvore, conversamos com os pais sobre a Preservação do Meio Ambiente, descobrimos juntos as frutas que cada árvore nos dá, enfim. Foi uma aula, além de proveitosa, muito gostosa, pois saboreamos todas as frutas, misturando-as em uma salada para lá de divertida.
Os alunos meteram a MÃO NA MASSA, ou seja, NA FRUTA, literalmente, eles mesmos, fizeram a Salada de Frutas.




segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Arlindo Luiz Osório no SESI - Contos de Fadas

A imaginação faz a gente viajar por mundos desconhecidos, e foi o que aconteceu. Olha só a felicidade desses alunos. mais uma vez, escola, família e parcerias juntas em um projeto de formar cada vez mais, LEITORES.



SESI e os Contos de Fadas

Passamos momentos muito interessantes no SESI Passo Fundo, hoje à tarde. Mais uma vez a Escola Arlindo Luiz Osório esteve presente em uma atividade diferente, e é claro, a turma 31, da Professora Simone Damini, não poderia estar fora dessa. Fomos até lá para uma CONTAÇÃO de HISTÓRIA e juntamente com a Contadora de Histórias Sandra nos encantamos. Os alunos foram os personagens reais da história e mais, ainda pintaram o rosto e se divertiram de montão, além é claro, de LER...LER... e LER.... Confiram.



Hora do Conto - Cinderela

Hoje fomos a biblioteca do SESI fazer uma programação diferente. Ouvir história contada por uam pessoa especial, que encanta as crianças com o seu faz-de-conta. O nome dessa contadora de histórias é Sandra e nos fez passar uma tarde muito interessante ao lado do Conto de Fadas CINDERELA. E não é que ela contou a história fazendo dos alunos os personagens da mesma?
Vamos ver?????

domingo, 28 de setembro de 2008

Slide Contos de Fadas- 2008 - Turma 31 ALO

Contos de Fadas na Escola e suas Recompensas




Olha só as vassouras do Harry Potter.


Olha o envolvimento deles com a confecção da vassoura e a
sua relação com o Mundo da Leitura.



E a prô Simone que se vire, no meio de tanta vassoura.....


É pura diversão. Brincando e aprendendo!


Tarde do Pijama



Legal! Mais uma tarefa cumprida!!!!!!

Os contos de fadas são muitos antigos e existem no mundo inteiro. Às vezes se encontram histórias muito parecidas, em lugares muito distantes: seus enredos se repetem em diferentes culturas e nos diversos continentes. Todos eles têm final feliz e sempre apresentam a busca da felicidade, do amor, da riqueza... e sempre há dificuldades e obstáculos para serem vencidos. Os contos de fadas também têm sempre alguma “mágica”, alguma coisa “maravilhosa” que não acontece na nossa realidade, mas que traz o encantamento dos contos de fadas. Há animais que falam, existem fadas e bruxas com poderes extraordinários, sapos que se transformam em príncipes, vassouras que voam e são usada para jogar, como no Filme de Harry Potter, onde o esporte é praticado em uma vassoura. Muito legal e fantástico. Que o digam os alunos da Turma 31 da Escola Arlindo Luiz Osório, que tiveram uma tarde DIFERENTE intitulada: A TARDE DO PIJAMA - e mais, com direito a cachorro-quente e bombons. Que delícia!

Mas o mais importante, foi ter tido o contato com a magia e as diversas transformações que aconteceram durante o filme e -las em prática, com a Confecção da Vassoura e da Serpente, já que Potter era nada mais nada menos que um , OFIDIOGLOTA. Que termo legal e até pouco tempo desconhecido pelos meus alunos, que estudaram significados, a biografia e principalmente a temática do filme, interpretando é claro, de modo clássico e incontestável.

Os contos de fadas continuam vivendo porque eles agradam nossa imaginação e nossos sentimentos. Sempre ficamos torcendo pela vitória dos personagens bons sobre os maus e vivendo com eles as dificuldades encontradas. Cinderela está entre as primeiras histórias que conhecemos na infância. Cinderela lança sobre nós um encantamento inesquecível, com sua bondade, com a vitória do bem sobre o mal, com o triunfo dos humildes sobre os orgulhosos. Cinderela conquista a felicidade só depois de superar muitos obstáculos e enfrentar duras tribulações.

Alunos da turma 31, da Prof. Simone Damini, agora é só trabalhar para melhorar cada vez mais a leitura!