sábado, 29 de novembro de 2008

CARRETA do SESI- 2008

Rodolfo, nosso secretário mil e uma utilidades!!!!


Ler...Ler... e Ler!!!






Somos inteligentes e leitores!!!!







Confecção do FABULOSO para a Exposição da FEIRA DO LIVRO

Kétlin e Stéfani prontas para a Feira do Livro

Viagem ao FABULOSO




Ler é importante e nossa escola honra o nosso Projeto de Leitura!!!!!

Tv UPF e o Mundo da Leitura- 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

O VARAL ENCANTADO













Como a turma 31 já havia visitado a biblioteca do SESI este ano e estava engajada com a proposta dos Contos de Fadas, fomos convidados a fazer um varal, onde os próprios alunos fizeram os desenhos de acordo com o Conto CINDERELA, e MAIS, CONFECCIONARAM, cada um do seu jeito o PRENDEDOR que seguraria o desenho. Ficou LINDO. Confiram!!!!

Quanta diversão!!!!!

Reinauguração da Biblioteca do SESI- 2008












Rodrigo Calistro- Sou Contador de Histórias há quatro anos. Não tenho idéia de quantas crianças, adultos, jovens e idosos ouviram minhas histórias, só sei que foram muitos. Muitos riram, muitos sentiram uma pontinha de medo, muitos se emocionaram e muitos se revoltaram pela ignorância de algum personagem. Teve gente que conversou com bicho, que viu árvore realizando desejos e teve até quem se apaixonou pela moça que tecia sem parar. Esse momento foi único para eles e para mim! E quero alcançar mais olhos, não a me olhar, mas sim olhar a história. Esta que encanta e que canta dentro de nós fazendo o nosso coração se alegrar e nossa imaginação viajar.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Mundo da Leitura- 2º Semestre











Para o fechamento dos trabalhos do Mundo da Leitura 2008, do 2º semestre, foram realizadas algumas atividades com a Turma 31 da prô Simone. Começaram homenageando o Marco da Literatura, simbolizando-o através de uma árvore, mas ao invés de uma árvore de letras, uma árvore de livros, onde dali, nasceria e cresceria diversidade cultural, já que, existiam diversos tipos de livros, estes confeccionados pelos próprios alunos. Além disso, houveram apresentações teatrais com os personagens dos Contos de Fadas e ainda seus pertences, como varinhas mágicas, vassouras, bruxas, abóboras, caldeirões, enfim. A atividade foi registrada pela TV UPF e foi ao ar nos dias 18, 22 e 23/11/20008. Parabéns alunos, o trabalho ficou o MÁXIMO!!!!!!!!!!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Marco da Literatura e a Criação da turma 31- 2008

A Árvore dos Livros
O entusiasmo de plantar livros!!!!

O marco que identificará Passo Fundo como Capital Nacional da Literatura, está sendo montado na avenida Brasil, junto à Praça dos Tropeiros, ao lado da ponte do rio que dá nome à cidade. A obra simboliza uma árvore que produz letras e tem 14 metros de altura. No local será instalado também, um painel que lembrará os tropeiros paulistas, que cruzavam pelo local levando mulas e gado para comercialização na feira de Sorocaba.
CORREIO DO POVO PORTO ALEGRE, DOMINGO, 12 DE AGOSTO DE 2007 .
É isso mesmo, os alunos da turma 31 - da professora Simone Damini, criou uma árvore de livros, os quais foram confeccionados por eles mesmos, em tamanho pequeno, para que com a luz do sol, água, ar e muita leitura, eles cresçam cada vez mais, e a vontade de ler se torne diária.
Parabéns crianças!!!!

Homenagem aos Formandos da Turma 81 da Escola Arlindo Luiz Osório- 2008




Desejo à todos vocês muito sucesso nessa nova etapa das suas vidas e lembrem-se:
A única coisa que ninguém, eu disse, NINGUÉM tira da gente, é o nosso saber, o nosso conhecimento!!!! Jamais esqueçam disso. Estudem muito e sejam maiores do que vocês já são, usem a inteligência a serviço da vida!!!!!!

Paraninfa da 8ª série- É muito glamour!!!!!

E aí gurizada medonha!!!! E que venha o dia "D"!!!!

Que chiques e famosos!!!!

Fiquei muito feliz em saber que esta turma resolveu me homenagear em função de sua formatura. O tempo que passamos juntos não foi muito, mas AGORA tenho certeza de que VALEU A PENA!!!!! Parabéns para vocês e para mim também...

sábado, 8 de novembro de 2008

SEMINÁRIO DE PASSO FUNDO-RS


Professora Simone Damini e a exposição do projeto:
A Magia dos Contos de Fadas

Abertura do Seminário com a participação das Professoras Simone Damini e Elci Tassi, a exposição oral da Coordenadora da escola Denise Madalosso e meus queridos Personagens de Teatro- T. 31-2008
Neste último dia 07/11/2008, os professores municipais estiveram reunidos em um Seminário que contemplava as questões da Formação Continuada e suas Especificidades. Contou-se com todas as escolas municipais e com a Socialização de todas as áreas do conhecimento. Eu, professora Simone Damini, participei da Área Sócio-Linguística com a apresentação Oral do meu trabalho desenvolvido ao longo do ano de 2008.
O título do meu trabalho foi " A Magia dos Contos de Fadas" que contou com a participação dos meus alunos-2008 , com os mães Valdriana, Roseli e Elisiane e com a presença fundamental da minha Diretora Joice Bringuenti, que me apoiou em todos os momentos do meu trabalho.
Durante a formação 2008, foram trabalhados muitas formas de atingir a aprendizagem e ao mesmo tempo facilitá-la. Fiz grandes aquisições e tenho certeza absoluta, que meus alunos também foram beneficiados com essas aprendizagens. Como coordenadora dessa área, tivemos a Prof. Adriana Dickel, que com muita simplicidade e clareza fez-se entender e mostrou o quanto é possível trabalhar com nossos alunos de uma forma inovadora e prática.
Através de acrósticos, ditados de palavras e frases, pontuação de textos, cartas enigmáticas, ilustrações, trabalhos com madeira- criação dos personagens, fantasias, dvd's, livros, músicas, e outros, tornamos nossa sala um palco de ARTISTAS! estou muito feliz e realizada por fazer parte desse grupo de professores que realmente APROVEITOU a Formação e a pôs em prática.
Parabéns para nós e para a equipe da SME que proporcionou esses momentos.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

O Dia das Bruxas e a Aprendizagem



Esta festa, por estar relacionada em sua origem à morte, resgata elementos e figuras assustadoras. São símbolos comuns desta festa: fantasmas, bruxas, zumbis, caveiras, monstros, gatos negros e até personagens como Drácula e Frankestein. As crianças também participam desta festa. Com a ajuda dos pais, usam fantasias assustadoras e partem de porta em porta na vizinhança, onde soltam a frase “doçura ou travessura”. Felizes, terminam a noite do 31 de outubro, com sacos cheios de guloseimas, balas, chocolates e doces. Bem direcionado para as crianças e vista como uma simples brincadeira. (grifos meus). No Brasil esta comemoração é recente, pois enfatiza a questão de vivenciar um pouco dos costumes dos americanos. Muitos brasileiros defendem que a data nada tem a ver com nossa cultura e, portanto, deveria ser deixada de lado. Argumentam que o Brasil tem um rico folclore que deveria ser mais valorizado. Para tanto, foi criado pelo governo, em 2005, o Dia do Saci (comemorado também em 31 de outubro).