terça-feira, 26 de maio de 2009

Hora do Conto - SESI 2009








Hoje a turma do 4º Ano A da profª Simone Damini, foi até o SESI para mais uma CONTAÇÃO de Histórias. Mas para a nossa surpresa, o conto era diferente: Era a Verdadeira História do Lobo Mau, com direito a PINTURA de ROSTO . O lobo nos contou que na verdade ele estava com muita alergia e espirrava a toda hora. Precisava fazer um bolo para a sua avó, mas infelizmente faltava uma xícara de açúcar. Então, ele foi até a casinha de palha pedir para o porquinho. Chegando lá, ele espirrou e a casinha que era tão fraca, caiu e esmagou o porquinho. Vendo o porquinho no chão, ele disse: Só me resta comê-lo. Em seguida, dirigiu-se para a casa do outro irmão que era feita de madeira, quando bateu na porta, deu um grande espirro e a casinha também caiu em cima do porquinho, e ele acabou tendo que comer o outro também. Mas seu propósito era apenas conseguir uma xícara de açúcar para fazer o bolo. Quando foi até a casa do último porquinho, que era de tijolos, ao espirrar, ele não consegui derrubá-la, pois era muito forte. O porquinho muito esperto chamou a imprensa, o rádio, a polícia e então o Lobo foi preso e está até hoje tentando provar sua inocência.

Ficaram as seguintes questões:

a) O que o Lobo deveria fazer para sair da prisão? b) Será que esse conto é verdadeiro? c) Quem está falando a verdade? A discussão foi acirrada e muitas hipóteses foram levantadas. As crianças estavam muito empolgadas com o conto.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

REFLEXÃO


É VERDADE, NA VIDA NÃO PODEMOS ser MAIS ou MENOS. Temos que ter a certeza de quem somos, de como somos e para que estamos aqui. Não demonstre aquilo que você não é ou gostaria de ser, SEJA e PRONTO!

domingo, 17 de maio de 2009

Sequência Lógica - D5






D5 ou Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso ( propagandas, quadrinhos, fotos, etc).



Os alunos deverão sequenciar as figuras de forma a organizá-las, para que se construa o texto efetivamente. A partir disso, a atividade poderá ser explorada com acrósticos, ilustrações, ditados, busca de palavras não-conhecidas e até mesmo, com situações matemáticas relacionadas ao texto.

Fábulas e os Gêneros Textuais



Descritor 4 ou D4 - Inferir uma informação IMPLÍCITA no texto.

FÁBULAS


A professora contará a Fábula, porém, deixará implícita na mesma a MORAL da HISTÓRIA, o que caberá aos alunos, juntamente com o grupo, descobrí-la.

EXPLORAR:


a) O que é uma fábula?
b) Qual é (s) a (s) principais características das fábulas?
c) Quais os personagens principais da história?
d) Quais são suas características? ( adjetivos).
e) Qual é a MORAL da história? Vamos descobrir juntos?

Enfim, inúmeras atividades que podem ser feitas com esse simples gênero textual.






Atividades com Diferentes Gêneros Textuais



Partindo de uma simples embalagem de salgadinho, podemos observá-la, lê-la e interpretá-la de forma simples e muito importante. Vejamos:

A partir do salgadinho, pergunta-se:

a) Como se chama o salgadinho acima exposto?
b) Quem é o seu real fabricante?
c) Qual é o sabor que o salgadinho possui, de acordo com o pacote?
d) De acordo com a embalagem, qual é o principal alimento utilizado para fazê-lo?
e) Cite pelo menos 2 informações que você observou, que estão explicitas na embalagem.
f) Quantas gramas têm essa embalagem de FANDANGOS?
g) A partir de todas as informações que vimos agora, CRIE um salgadinho diferente, utilizando materiais diversos, a sua livre escolha.

D1- Localizar informações explícitas no texto - Nova Escola

sábado, 16 de maio de 2009

Reforma Ortográfica - 2009

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
As novas regras ortográficas já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2009, e de acordo com o decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, haverá um período de transição até 2012 em que serão válidas as duas formas de escrever: a antiga e a nova.

Acentuação dos ditongos das palavras Paroxítonas

Não acentuam-se os ditongos (quando há duas vogais na mesma sílaba) abertos"éi e ói" das palavras paroxítonas (as que têm a penúltima sílaba mais forte):

idéia - ideia
bóia - boia
asteróide - asteroide
Coréia - Coreia
platéia - plateia
assembléia - assembleia
heróico - heroico
estréia - estreia
paranóia - paranoia
Européia - Europeia
apóio - apoio
jibóia - jiboia
jóia - joia

ATENÇÃO!

As palavras oxítonas como herói, papéis, troféu mantêm o acento.

Acento circunflexo em letras Dobradas

Desaparece o acento circunflexo das palavras terminadas em êem e ôo (ou ôos):

crêem - creem
lêem - leem
dêem - deem
vêem - veem
prevêem - preveem
enjôo - enjoo
vôos - voos

Acento agudo de algumas palavras Paroxítonas

Some o acento no i e no u fortes depois de ditongos (junção de duas vogais), em palavras paroxítonas:

baiúca - baiuca
bocaiúva - bocaiuva
feiúra - feiura

ATENÇÃO!

Se o i e o u estiverem na última sílaba, o acento continua como em: tuiuiú ou Piauí.


Acento Diferencial

Some o acento diferencial (aquele utilizado para distinguir timbres vocálicos):

pêlo - pelo
pára - para
pólo - polo
pêra - pera
côa - coa


ATENÇÃO!

Não se estingue o acento diferencial em pôr (verbo) / por (preposição) e pôde (pretérito) / pode (presente). Fôrma, para diferenciar de forma, pode receber acento circunflexo.


Acento agudo no "u" forte

Desaparece o acento agudo no "u"forte nos grupos gue, gui, que, qui, de verbos como averiguar, apaziguar, arguir, redarguir, enxaguar:

averigúe - averigue
apazigúe - apazigue
ele argúi - ele argui
enxagúe você - enxague você


ATENÇÃO!

As demais regras de acentuação permanecem as mesmas.



Eliminação do HÍFEN em alguns casos

O hífen não será mais utilizado nos seguintes casos:

1. Quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente:

extra-escolar - extraescolar
aero-espacial - aeroespacial
auto-estrada - autoestrada


2. Quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas:

anti-religioso - antirreligioso
anti-semita - antissemita
contra-regra - contrarregra
infra-som - infrassom

ATENÇÃO!

hífen será mantido quando o prefixo terminar em r-Exemplos: hiper-requintado, inter-resistente, super-revista.


Extinção do trema


Desaparece em todas as palavras:

freqüente - frequente
lingüiça - linguiça
seqüestro - sequestro

ATENÇÃO!

O trema permanece em nomes como Müller ou Citröen.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Clipe das Festas ALO 2009

Festa da Pantuda
Festa da Criança
Festa da Pulga
Festa do Gordinho


Proposta de Trabalho de Projeto de Leitura

Este trabalho foi realizado com as 5ªs e 6ªs séries da Escola ALO, onde juntamente com a professora Simone Damini, os alunos realizaram algumas atividades ao Dia 1º de Abril, considerado por muitos o Dia dos Bobos. Dessa maneira, buscou-se a verdadeira origem dessa questão e o seu porquê. Relacionou-se o tema a MENTIRA do dia-a-dia, ou seja, porquê mentimos? Como a mentira acontecia de fato? Para quem mentíamos? O que poderíamos fazer para que esse tipo de atitude se evadisse de nossas vidas? Buscando respostas, dialogando e tentando entender que a mentira não leva a nada, somente gera muita confusão e briga entre as famílias, se chegou a uma conclusão óbvia: Não precisamos mentir. Não mentimos para os outros, mas para nós mesmos!
Embasada nesta escrita, nessa fala e nessa discussão, surgiu a ideia de realizarmos um grande CONCURSO, mas não de forma competitiva, mas de forma CRIATIVA.
CRIATIVA porque cada aluno deveria pensar em uma festa que não pudesse ser realizada ( em função ao dia 1º de Abril) e a partir dessa ideia, confeccionar um cartaz convidando a COMUNIDADE par tal e um CONVITE, endereçado a Professora Simone Damini, enfatizando a importância do REMETENTE, ENDEREÇO, CEP, CIDADE e ESTADO.
O que realmente queria com esta tarefa era dar ênfase a questão da confecção do cartaz, ao uso das letras maiores para o chamamento da comunidade local, a importância das informações que dele faziam parte, como: local, horário, dia, entrada, enfim.
Um fato que me chamou muito a a atenção, foi a questão da entrada das festas, cada uma mais criativa do que a outra, mas enfim, a escrita, as cores, as imagens, as informações, e o preenchimento do envelope, foram as marcas registradas dessas festas. Foi um trabalho muito legal. Após a CONCLUSÃO dos trabalhos, os mesmos foram apresentados ao grupo todo e uma festa por turma foi eleita, para que acontecesse, com direito a comes e bebes.
Uma dessas festas, aconteceu em homenagem as crianças da Vila D. Júlia, que tiveram sua casa e seus pertences queimados, principalmente seus brinquedos. Essa festa teve como ingresso 1 BRINQUEDO e estes doados a estas crianças. Os alunos das séries mencionadas acima, estão de parabéns!!! O trabalho ficou muito bom.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Dia das Mães


Mãe essência das nossas vidas!

Feliz Dia das Mães a todas as visitantes desse BLOg e principalmente as minhas colegas que tem por muitas vezes que exercer dupla função!!!!

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Vídeo Dia das Mães

Dia das Mães - 2009

A preparação para o Dia das Mães está a mil pelo Brasil. Os alunos estão cada vez mais ansiosos para a chegada da tal data, pois estão preparando inúmeras surpresas para as suas mães, que fazem jus a homenagem. Como primeiro trabalho desenvolvido com a turma do 4º Ano A, tivemos a produção textual com o seguinte título: Minha mãe é..., em seguida, listamos qualidades que cada uma das mães dos alunos desta turma teriam, é claro que, muitas delas se repetiram, a partir disso, tivemos uma conversa séria, sobre a valorização da mãe e do papel que esta desempenha dentro de uma família. Os alunos se mostraram bem receptivos com a conversa e participaram ativamente.
Em um segundo trabalho, fizemos a confecção de um vaso de flor, utilizando garrafa PET, palitos de churrasco, papel laminado e a técnica de dobradura. Ficou muito bonito.
A terceira atividade desenvolvida para essa data tão importante e significativa, foi a confecção de um cartão, utilizando uma foto das respectivas mães e seus filhos e para terminar preenchemos com muito carinho e dedicação, um questionário que questionava:
Minha mãe é ... Se pudesse daria a minha mãe neste dia ... Minha mãe tem diversas qualidades, dentre elas... Eu amo minha mãe porque.... Essa atividade foi bem proveitosa, pois fez com que os alunos repensassem o papel de filhos, seus direitos e suas obrigações.

terça-feira, 5 de maio de 2009

A PROVA DA ALEGRIA!

Diversão no Parque da Dona Júlia- 05/05/2009

Essa tarde foi muito divertida e proveitosa para os alunos do 4º Ano A e 2º Ano A das Professoras Simone Damini e Maria do Carmo. Utilizamos o passeio para realizar uma atividade física dirigida, com formação de fila, postura e respiração adequada. Além disso, ainda conversamos sobre o "andar nas ruas", salientando a importância de se utilizar as calçadas e de como saber atravessar uma rua movimentada, como a do nosso bairro.
Chegando ao destino de nosso passeio, a alegria foi geral, as crianças estavam ansiosas para poderem andar nos brinquedos. Foi muito divertido mesmo. Até as prôs tiveram a oportunidade de estarem juntamente com eles, participando de cada momento. Após o passeio, fizemos o mesmo itinerário de volta à escola, onde eles puderam fazer o seu lanche ( cachorro-quente) e retomar as atividades. O 4º Ano A, teve como proposta uma produção textual sobre o passeio e o 2º Ano A, ilustrações referentes ao mesmo.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Livros para Pesquisa sobre a Cultura Indígena


Material para PESQUISA

Os alunos da 8ª série da Escola ALO, foram imersos em uma pesquisa profunda a respeito da Cultura Indígena, a qual resultou na Confeccção de um Livro. Foram leituras e mais leituras à respeito dessa cultura, que nos mostrou e nos ensinou diversas curiosidades e até mesmo novidades sobre o povo indígena. Os alunos estão de parabéns mais uma vez, por terem levado tão à sério este PROJETO DE LEITURA e PESQUISA, que incluiu os mais diversos tipos de atividades.