quarta-feira, 22 de julho de 2009

Amigo é coisa SÉRIA, pense nisso!!!!

Ter um amigo verdadeiro é a maior riqueza dentro de uma sociedade extremamente capitalista.

Filme: Alvin e os Esquilos


Este filme foi passado tanto para as turma do ensino fundamental quanto anos iniciais, com um enfoque diferenciando, é claro, mas tentando mostrar o valor de uma amizade verdadeira, que transpassa todo e qualquer INTERESSE. A amizade existe, independente de raça, cor, etnia e principalmente questões financeiras. Atualmente vivemos em um mundo onde o TER prevalece. Mas enquanto educadora que sou, direi quantas vezes forem necessárias que o DINHEIRO não é tudo na vida e que mais vale uma amizade verdadeira a qualquer outra coisa. Quem tem AMIGOS, tem e maior riqueza do mundo. E viva o DIA do AMIGO!!!!!!!

sábado, 11 de julho de 2009

Slide Zeca Catatrecos - 4º Ano A - ALO

Zeca Catatrecos e as turmas do 4º ano A, 51 e 52

Como havia trabalhado o Livro Zeca Catatrecos com a turma do 4º Ano A e achei uma história muito interessante, resolvi trabalhar em uma dimensão mais aprofundada para os alunos das 5ª séries, na disciplina de Projeto de Leitura. Foi incrível, pois além de desenvolver uma consciência crítica sobre a questão da reciclagem, os alunos desenvolveram um trabalho de ARTE impressionante. valeu mesmo a pena. Mais uma vez eu, professora Simone Damini, afirmo: Quem acredita, FAZ a diferença!!!!! Parabéns!!!!

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Trabalho de Geografia - T. 51

É objeto de preocupação da GEOGRAFIA de hoje conhecer cada dia o ambiente natural de sobrevivência do homem, bem como entender o comportamento das sociedades humanas, suas relações com a natureza e suas relações socioeconômicas e culturais. Partindo disso, estudou-se sobre a real importância da geografia, para que estudamos geografia, paisagens, espaços e lugares, enfatizando a relação entre a ação humana e o meio ambiente, enfim, o espaço geográfico. Após este estudo, realizou-se um trabalho investigativo sobre as paisagens naturais e geográficas, a influência do homem nessa transformação e suas consequencias. Dentro desse mesmo estudo, buscou-se entender o trabalho e a transformação do espaço geográfico como um todo, a divisão social do trabalho e as suas relações. Enfim, para culminar todo esse estudo, foram realizadas maquetes que pudessem mostrar um pouco de todo esse trabalho de pesquisa, leitura e entendimento. Nessas maquetes, foram ressaltadas as legendas, fontes importantes de estudo e comunicação para o entendimento das mesmas.

Maquetes - T. 51

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Jornadinha de Literatura 2009 - Zeca Catatrecos

Zeca Catatrecos é um livro diferente, pois traz em sua essência uma história ilustrada com palavras, frases e desenhos. É como se fosse uma carta enigmática, onde os alunos leem e se divertem ao mesmo tempo, pois tem que decifrar o que que se quer ler. O autor Jótah, nos diz que basta desenhar uma estrela a uma criança e ela enxerga o céu inteiro. Para ela pedaço de madeira vira brincadeira, tijolo é giz...lata é baú de prata, rua é campinho de futebol... garrafa de plástico é foguete, caixinhas de fósforos tornam-se jogo de quarto, sala e cozinha. Enfim, traz uma mensagem rica em conhecimento, onde mostra a importância da reciclagem do lixo e as funções que o mesmo tem. Basta ter um pouco de criatividade e tudo se transforma. Complementa, quando salienta que: É só dar corda que as crianças voam alto e, reciclando o que normalmente deixamos de lado, transformam tudo em alegria. A turma do 4º Ano A, fez a leitura desse livro e além de preparar-se para a JORNADINHA, ainda realizou um trabalho de conscientização e reproduziu alguns ideias referentes a RECICLAGEM. O trabalho ficou show de bola!!!!!!