segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Temas de Filosofia da Ciência



A ciência surge, seguramente, como o mais belo florão da civilização ocidental. Alguns artigos foram escritos por alunos da Filosofia da UPF, dentre eles, está o do escritor AFRANIO DAMINI, escrito por ele mesmo, de próprio punho, com muita sabedoria e inteligência, vindo a contribuir para o aprendizado e aperfeiçoamento constante. Já que, quem quer mudança e RENOVAÇÃO tem que estudar, e muito!!!! Que o diga o escritor deste artigo, cujo título é " O desenvolvimento mental na adolescência segundo Piaget" - Página 123. Parabéns maridão, é isso aí, estudando sempre!!!!

Crônicas Faquianas III





Livro escrito por alunos e ex-alunos da FAC que inclui crônicas que é sempre um texto surpreendente que funde o real e o imaginário. Ela põe o nosso cabelo e nossa sensibilidade em pé.... Meu cunhado Álvaro Damini é o cronista que intitula "A escadaria da FAC"- Página 105. Leiam!!!!! Família famosa é outra coisa! E foi ele mesmo que escreveu, não é mesmo, Álvaro?

sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Banda Natural - Escola ALO no Seminário de Passo Fundo

BANDA NATURAL DA ESCOLA ALO
Com materiais recicláveis os alunos e a professora de Ciências da escola, confeccionaram alguns materiais utiilizáveis para a montagem de uma BANDA, com a diferenciação de sons de acordo com o instrumento tocado. Além de dar o exemplo de reciclagem, notou-se que os alunos puderam aproveitar muito durante as aulas e enriqueceram seus conhecimentos, através de uma atividade sinples e de um grandioso valor para o nosso MEIO AMBIENTE!!!!
Valeu meninos e meninas da TURMA 61!!!!

Aquisições do PDE




Aquisições de material DIDÁTICO para a E. M. E. F. Arlindo Luiz Osório com a verba do PDE.
A nossa escola prima pela clareza, honestidade e pela necessidade dos professores, que solicitaram os materiais para a Equipe Diretiva, e com esforço e organização para a contemplação de todas as disciplinas, foram adquiridos alguns materiais em 2009.

Será que existe Papai Noel???

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE PAPAI NOEL

Poucas datas comemorativas possuem simbologia tão rica quanto o Natal. Da árvore ao peru da ceia, tudo faz parte de tradições históricas. O resultado é uma festa que envolve não apenas a liturgia cristã, mas a soma de diversas crenças populares. A figura de papai Noel reflete bem essa mistura.
Em alguns casos, é difícil traçar a origem dos costumes, que podem ter várias explicações.

O Papai Noel nem sempre foi como realmente o conhecemos. No início da história do Natal cristão, um tal de Nicolau distribuía presentes durante as festividades natalinas. Ele vivia num local chamado Myra, hoje Turquia, há aproximadamente 300 AC. Nicolau tornou-se famoso por sua paixão pelas crianças.
Após a morte de seus pais, Nicolau tornou-se padre. São Nicolau colocava sacos de ouro e os arremessava nas chaminés das casas.
Os presentes de Natal jogados chaminés abaixo, caiam nas meias que ficavam esticadas nas lareiras para secar, daí a tradição natalina de se pendurar meias junto à lareira.
Anos mais tarde, São Nicolau tornou-se bispo e, por esse motivo, passou a vestir roupas e chapéus vermelhos, deixando a sua barba crescer.
Depois da sua morte, a igreja nomeou-o santo ( diziam as pessoas que o bom velhinho operava milagres) e, com o início das celebrações natalinas, o velhinho de barba branca e de roupas vermelhas passou a fazer parte das festividades de fim de ano.


Com o tempo, Nicolau passou por uma verdadeira metamorfose:
Em 1809, o escritor Washington Irving popularizou a história de São Nicolau nos Estados Unidos, descrevendo Santa Claus ( seu apelido em inglês) como um duende gorducho que aparecia nas noites de Natal e distribuía presentes montado num cavalo voador. O surrealismo da história não impediu que essa imagem fosse gravada no imaginário popular.
Já Clement C. Moore em seu livro "Uma visita de São Nicolau" em 1823, descrevia São Nicolau como "um elfo gordo e alegre".
Quarenta anos mais tarde, Thomas Nast, um cartunista político, criou uma imagem diferente de Papai Noel, que era modificado ano a ano para a capa da revista "Harper's Weekly".
Mas foi entre 1931 e 1964 que Haddon Sundblom inventava uma nova imagem de Papai Noel para a propaganda da Coca-Cola, veiculadas para todo mundo na parte de traz da revista "National Geografic".


É esta a imagem do Papai Noel que conhecemos hoje.

Bem, pelo menos FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER...


Ho, ho, ho, ho !

Consulta e cópia do Site: http: escolaimacpf.blogspot.com

domingo, 20 de dezembro de 2009

Seminário SME - 2009





Este ano o Seminário proposto pela Secretaria de Educação teve um enfoque diferenciado, possibilitando aos professores e as escolas uma Exposição dos trabalhos realizados no decorrer do ano. Juntamente com o pôster de cada professor, em suas respectivas áreas, foram também mostrados os trabalhos feitos pela escola e suas parcerias. Nossa escola expôs um pôster mostrando um pouco da nossa Formação enquanto ESCOLA que somos, pois ESTUDAR é sempre muito bom. Quem estuda está por dentro daquilo que está acontecendo. De nada adianta, querer renovação, mudança de prática, métodos diferenciados, se não estamos atualizados, não mesmo? Mais uma missão cumprida no ano de 2009. Pôster de Simone Duval damini e Cristiane Zimermam 4º Ano A e Turmas 41 e 42.

Pão com Linguiça- Turma 81

sábado, 19 de dezembro de 2009

Orçamento Participativo 2009




Mais uma vez estamos muito felizes com a Votação do Orçamento Participativo de nosso bairro, pois a partir da nossa proposta a votação foi POSITIVA, ou seja, a PRIORIDADE 1- Cobertura da Quadra foi a mais votada pelas comunidades. Parabéns para nós!!! De novo. VIVA!!!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Projeto Espiga de Milho

A UNISINOS , SESI e juntamente a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, convidaram a nossa escola para participar de um projeto coordenado pelo SESI em primeira instãncia, onde a Professora Regina Zibetti ficou como coordenadora e estendeu o convite a alguns professores que se engajaram neste trabalho conjunto, já que a proposta pedagógica da escola, contempla tais princípios em seu PPP.
O objetivo desse trabalho foi de resgatar a origem do milho, sua história no mundo, enfatizando o BRASIL e o MUNDO, na disciplina de Geografia, ministrada pelo Prof. Luciano Redin. Foram trabalhadas questões de países produtores do Milho, principais regiões onde o cerel tem mais destaque, os desenhos de Mapas Mundi e do Brasil, dando ênfase nas legendas, o que faz com que o aluno além de conhecer os países que exportam e importam o produto necessitam interpretar o que a legenda quer dizer.
Os alunos da turma 81, trabalharam na disciplina de ARTE, utilizaram vários recursos: papel pardo, canetinha, lápis de cor, giz de cera, milho, caixas de pizza, garrafas PET, cola gliter, palha de milho, enfim.
Houve também a confecção de flores, utilizando palhas de milho, caixa de leite e pedras naturais; guirlandas- utilizando caixa de pizza, tinta guache, cola quente, milho e outras sementes para dar o acabamento; o espantalho- com material reciclável- garrafa pet, cola, papel crepom, palha de milho, botões, maquete- utilizando papelão, sabão em pó, pedras naturais, palitos de picolé, milho, foi feito até uma horta para abordar a questão da subsistência das pessoas do campo e até mesmo para a venda em feiras livres, o que em Passo Fundo é muito comum.
No Projeto de Leitura e Português, foram trabalhadas as questões de descrição do que havia sido feito, em um primeiro momento, utilizando assim, o estudo de um gênero textual e suas características, em seguida uma produção textual sobre a importância desse produto em nossa região. Foi um trabalho gratificante, pois os Professores de ARTE, GEOGRAFIA, PROJETO DE LEITURA e PORTUGUÊS, envolveram-se e e comprometeram-se com o trabalho proposto.
Já o 4º Ano A, da Professora Simone Duval Damini, começou o trabalho com a LENDA do MILHO, leitura e interpretação da lenda, criação de frases, bem como, comentários sobre as questões da lavoura, zona rural e de quem realmente tem o contato com o milho. Realizaram um acróstico com a palavra MILHO buscando palavras que se referiam a este produto, especificamente. Montou-se um livro, enfatizando a SEQUÊNCIA DIDÁTICA- Tema da formação 2009.
No laboratório de informática o tema de pesquisa foi o Visconde Sabugosa, já que ele é feito de um Sabugo de Milho, curiosidades foram descobertas e repassadas aos colegas, bem como a biografia do escritor desses personagens, o Monteiro Lobato. Confeccionaram o Visconde com bolinhas de isopor, palitos de churrasco, palha de milho, massinha de modelar, milho, fita crepe, etc.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Irmãs e Cunhados!!!!



LINDOS!!!

Formatura da Minha LINDINHA!!!!!



Obrigado SENHOR por me dar uma família tão LINDA!!!!
Afranio e Brenda: Amo vocês!!!!

sábado, 12 de dezembro de 2009

Projeto Espiga de Milho - ESCOLA ALO e UNISINOS-SESI

Este projeto foi uma iniciativa da prof. de Arte da Escola ALO, Regina Zibetti, que elaborou juntamente com seus alunos do ANO FINAL- Turma 81, um tema a ser trabalhado. Diante disso foram feitos vários trabalhos, podemos dizer até, uma sequencia didática excelente, que teve uma abrangência nas áreas de ARTE, GEOGRAFIA, PORTUGUÊS e PROJETO DE LEITURA, cujos professores são: Regina Zibetti, Luciano Redin e Simone Duval Damini. Em se tratando do sucesso do trabalho, a prô Simone Damini, inseriu juntamente com o trabalho a turma do 4º Ano A, que com seus talentos e habilidades fizeram maravilhas, utilizando o mesmo tema para o PROJETO ESPIGA DE MILHO. Os trabalhos ficaram deslumbrantes e querermos muito ganhar esse trabalho. Não podemos deixar de falar que a EQUIPE DIRETIVA esteve presente em todos os momentos e nos apoiou nos trabalhos. Agradeço aos professores Luciano Redin e Regina Zibetti pelo esforço, carinho e dedicação dedicados aos alunos e a nossa escola, que diga-se de passagem, é muito bem ADMINISTRADA!!!!!!!!

TEATRO NA ESCOLA



Na tarde de sexta-feira, dia 11/12/82009, tivemos em nossa escola um TEATRO referente a importância da BÍBLIA em nossas vidas e mais, a importância de orarmos todos os dias ao Senhor, e agradecermos as dádivas nos dadas diariamente. Foi um momento muito agradável em que os alunos puderam aprender um pouco sobre a palavra de DEUS e ter uma conversa importante com os amiguinhos fantoches. Todas as turmas do turno da TARDE participaram deste momento, incentivados e apoiados pela direção da escola.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O ano termina e nasce outra vez!!!!!

NATAL E ANO NOVO

Que ano bom, muitas foram as sementes plantadas, que eu veja as flores e frutos em 2010, 2011, 2012.... e assim por diante!!!!

UM ABENÇOADO NATAL!

RECEITA DE ANO NOVO

Peguem em 12 meses e temperem-nos a gosto com uma pitada de esperança, sabedoria, humildade, coragem, amizade, e alegria, adicionem aos poucos, generosidade, sucesso, sorte, tranquilidade, prosperidade, paz, e muito amor, por fim envolvam em muita saúde e dividam em 365 porções. Polvilhem cada porção com pozinhos de felicidade, levem ao forno com paixão e consumam sem moderação durante o próximo ano.

Que o Ano que está para iniciar seja repleto de alegria, felicidade e MUITO TRABALHO!!!! Aos meus colegas de TRABALHO, o ano que vem PROMETE!!!! Feliz natal à todos e Feliz Ano Novo!!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Aniversário 2009- Muita alegria!!!!

MINHA FESTA DE ANIVERSÁRIO 2009!!!!MUITO LEGAL. OBRIGADO AMIGOS! E ESTES SÃO VERDADEIROS, POIS ESTAMOS JUNTOS NAS HORAS BOAS E RUINS. QUE DEUS PROTEJA E ABENÇOE CADA UM E VOCÊS E SUAS RESPECTIVAS FAMÍLIAS!!! PENA QUE DOS PRÔS, FALTOU A PRÔ GLORIVETE E O PRÔ LUCIANO. NÃO TEM PROBLEMA TERÃO OUTRAS...OUTRAS...E OUTRAS!!!!









quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

MEU ANIVERSÁRIO- MUITAS SURPRESAS BOAS!


Gostaria de agradecer todas as pessoas que estiveram nas minhas festinhas de comemoração do meu aniversário, pois foram somente 3. Fiquei muito feliz com todas as comemorações, obrigado pelos presentes, pelas palavras amigas, pelos gestos carinhosos e principalmente pelas amizades que neste ano foram REALMENTE construídas. Obrigado SENHOR por me dar uma equipe de TRABALHO MARAVILHOSA, uma ESCOLA MARAVILHOSA e AMIGAS DE VERDADE PERFEITAS!!!!!

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Minha DIRETORA e sua COMUNIDADE







A comunidade é muito importante para o sucesso de uma Gestão. Nossa escola prima pela qualidade da educação e principalmente, permite que os PAIS façam parte dessas decisões, por isso, APP e Conselho escolar estão inclusos em todas as decisões que esta gestora propõe. A seriedade, a transparência e o trabalho comprometido são marcas que estão presentes nessa GESTÃO 2010/2012. Comunidade Dona Júlia, podem contar com a equipe da escola ALO. Trabalhamos para a comunidade e ponto final. Parabéns Equipe Diretiva, pelo trabalho com o PDE, com o comprometimento, e principalmente, pelas benfeitorias realizadas neste ano, com o consenso das partes interessadas, e diga-se de passagem, não foram poucas. Agora estamos LUTANDO e vamos conseguir a Cobertura da QUADRA, projeto implantado há mais ou menos 2 anos atrás, com visita do Prefeito do município na ESCOLA e a viabilização desta cobertura. Deus ajudará e nossos alunos terão a tão almejada Quadra de Esportes. Vamos lá. Trabalhar muito e conseguir o que é necessário para a escola e para a comunidade. Os computadores, projeto da PROINFO, também chegarão em 2010, parceria esta, estabelecida com a Prefeitura Municipal de Passo Fundo.