quarta-feira, 31 de março de 2010

Sugestão de Lembrança de Páscoa - 4 º Ano A - Prôs Simone e Kélen Morgane

Coelhinho confeccionado pelos próprios alunos, feito com sulfite 60 e utilização das técnicas de recorte e colagem e saquinho de TNT para a colocação dos doces de Páscoa!!!!

terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo sobre o Mais Educação- PDE na Escola



Esse é um trabalho que está sob a Coordenação da Prof. Maria do Carmo Fernandes e que nós,  professores da escola ALO, estamos estudando e aproveitando ao máximo a chance que nos está sendo dada. Estuadar nunca é demais. O saber nunca é demais, ele beneficia dia a dia a nossa prática pedagógica.

sábado, 20 de março de 2010

MURAL DE INCENTIVO AOS PROFESSORES 2010


Trabalho Estagiária Kélen Morgane- 2010


Em um sábado chuvoso nada como um filme e uma boa pipoquinha!!!! A Turma da Mônica está no ar! Uma boa interpretação textual e ilustrações foram realizadas a partir do filme.

A Casa de Mil Espelhos - FILOSOFIA

quinta-feira, 18 de março de 2010

Artigo 2010!!!!! É pra valer...


Educação

Brincar é o canal para a aprendizagem da criança



* Simone Duval Damini
** Maria do Carmo Fernandes

     A sociedade e a infância têm passado por grandes mudanças e transformações. Os avanços tecnológicos disseminando-se em ritmo acelerado, o controle da natalidade, a redução do número de filhos por família e o ingresso das mães no mercado de trabalho mudaram significativamente as feições da infância. Consequentemente, as crianças acabam indo mais cedo para a escola.

    Em função de todas essas questões, as crianças crescem mais solitárias e tornam-se mais individualistas. E mais, o tempo livre é, na maioria das vezes, preenchido pela maior companheira das crianças nos dias atuais, a televisão, que as bombardeia de imagens dirigidas (apenas o que é do interesse das emissoras) e mensagens subliminares.

    As nossas crianças ficam passivas em frente a esse meio poderosíssimo de comunicação, absorvendo passivamente as informações de um mundo adulto, muito além do seu universo infantil.

    Assim, muitos estudiosos, dentre eles Jean Piaget, Demerval Saviani, Cristina Von e outros, resolveram analisar a criança como um todo e, principalmente, o seu crescimento enquanto criança, ou seja, que brinca, que corre, que fala, que grita, que estrapola, que briga, enfim.

   É sabido que o brincar é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos social, intelectual, afetivo e cognitivo. Muitos estudiosos, já citados anteriormente, basearam suas pesquisas nesta questão, deixando clara e objetivamente fundamentada a importância do brincar na infância.

   Uma criança que brinca desenvolve sua imaginação, é criativa e se torna autônoma. Criança que brinca é saudável e feliz, e este sentimento de felicidade provoca nela a manifestação de potencialidades, desperta a coragem para enfrentar desafios, arriscar e superar obstáculos, motivando-a para o criar. Heinkel (2000) em sua fala nos diz que "no brincar a criança busca formas de compreender e construir a realidade em que está inserida, toda ela, com as maravilhas das obras e criações humanas, mas também com tudo o que temos de ruim: a violência, a falta de solidariedade, o descaso com a saúde, a educação e moradia".

    Brincar é o canal para o aprendizado, já que a criança, ao fazê-lo, pensa, reflete, imagina e, ao mesmo tempo em que desenvolve esta imaginação, constrói relações reais entre ela e o ato de brincar, elabora regras de organização e convivência com o outro.

    Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vivem uma possibilidade de modificá-la. O brincar implica, necessariamente, a participação e o engajamento da criança, pois tem o sabor de desconhecer o já conhecido, uma vez que cada brincadeira, cada momento em que esta brincadeira se realiza, torna-se objetivo de redescoberta e reaprendizado.

   Cada momento é único. A criança brinca, desfaz a brincadeira e a faz novamente de modo diferente. É como se revivesse momentos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Portanto, mais uma vez reforça-se que o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil.

  A supervalorização da teoria em detrimento da prática acaba por deixar lacunas nas diferentes aprendizagens que a criança constrói, efetua, durante o ato de brincar. A ­preocupação "conteudista", em algumas situações, prevalece sobre aquilo que realmente é importante ou, pelo menos, mais importante para a criança: o brincar, a infância, o correr, o imaginar, o fazer, o refazer, enfim.

  Assim, o brincar é deixado de lado e acaba por não receber a devida atenção, sendo de máxima importância a relação entre brincar-aprender-ser! A relação que é estabelecida com o ambiente em que a criança vive e explora faz com que ela construa sua identidade, sua autoimagem e, principalmente, sua autonomia.

  Essas linhas são direcionadas a comprovar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, durante a infância e as diferentes maneiras como o brincar acontece. Tem a "pretensão" de criar uma nova postura pedagógica e metodológica, conscientizando a todos os educadores, principalmente aqueles que lidam diretamente com a educação infantil, a importância desta etapa na vida de cada criança, e ainda mais, o que este brincar representará e refletirá em seu estado de tornar-se um "ser" único e de desenvolver, assim, suas capacidades e habilidades.

   Enfim, é brincando que a criança cresce e amadurece, realiza sonhos, extravasa seus medos, imita seus pais e o mundo adulto, testa limites. Seus sentidos aprendem a coordenar o que veem com o que fazem, e elas adquirem o domínio sobre seus corpos. As crianças exploram o mundo e a si mesmas brincando; reforçam e adquirem novas habilidades; tornam-se proficientes na língua; experimentam diferentes papéis e – ao reencarnarem situações da vida real – manejam situações complexas.

    Afirma-se, assim, que brincar é tão importante que faz parte da Declaração Universal dos Direitos da Criança (ONU – 30 de novembro de 1959), como podemos constatar em um dos artigos sobre o tema: "Todas as crianças têm direito à educação e ao lazer infantil". (Von, 2001, p 223).


* Professora das séries iniciais da EMEF Arlindo Luiz Osório, pedagoga com especialização em Orientação Educacional e especialização em Educação Infantil
** Professora das séries iniciais da EMEF Arlindo Luiz Osório e acadêmica do curso de Pedagogia da UPF

terça-feira, 16 de março de 2010

Antes tarde do que nunca!!!!

Lembrança oferecida pela escola pelo Dia Internacional da Mulher, onde todas as professoras foram homenageadas, e como temos, dois professores, as suas respectivas esposas também receberam o MIMO, feito com muito carinho e DEDICAÇÃO pela prof. Maria do Carmo Fernandes- Coordenadora do PDE 2010!

Lembrancinha de Incentivo à Leitura


Ler é importante e todos nós sabemos disso. Mas ainda mais importante do que ler, é incentivar nossos alunos a ler. Mas não apenas ler para cumprir uma tarefa e preencher um fichamento, ler com entusiasmo, realizar atividades diferentes e fazer com que a imaginação flua e se construa de fato um leitor!!!!!
                          Bjkas Prô Simone Damini

segunda-feira, 15 de março de 2010

C.F.E. 2010


Oração:
Ó Deus criador, do qual tudo nos vem, nós te louvamos pela beleza e perfeição de tudo que existe como dádiva gratuita para a vida.

Nesta Campanha da Fraternidade Ecumênica, acolhemos a graça da unidade e da conivência fraterna, aprendendo a ser fiéis ao Evangelho. Ilumina, ó Deus, nossas mentes para compreender que a boa nova que vem de ti é amor, compromisso e partilha entre todos nós, teus filhos e filhas.
Reconhecemos nossos pecados de omissão diante das injustiças que causam exclusão social e miséria. Pedimos por todas as pessoas que trabalham na promoção do bem comum e na condução de uma economia a serviço da vida.
Guiados pelo teu Espírito, queremos viver o serviço e a comunhão, promovendo uma economia fraterna e solidária, para que a nossa sociedade acolha a vinda do teu reino.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

sábado, 13 de março de 2010

Maravilhas Artísticas dos alunos do 4º Ano A


DJ Walters (Mitchel Musso) é um garoto de 12 anos que acredita que há algo de estranho na casa do velho Nebbercracker (Steve Buscemi), localizada do outro lado da rua. Tudo que passa perto da casa simplesmente desaparece, incluindo triciclos, brinquedos e animais de estimação. Na véspera do Dia das Bruxas, DJ e seu amigo Chowder (Sam Lester) deixam que a bola de basquete com a qual estão jogando caia no terreno de Nebbercracker, sumindo misteriosamente. Logo em seguida a casa tenta devorar Jenny (Spencer Locke), uma amiga de ambos, que é salva do ataque. Eles tentam avisar a todos do perigo que é a casa, mas ninguém acredita neles. O trio recorre a Skull (Jon Heder), um preparador de pizza preguiçoso que ganhou fama por no passado ter jogado videogame por 4 dias seguidos. Skull acredita que a casa tenha adquirido alma humana e que o único meio de eliminar o perigo que ela representa seja acertando-a direto em seu coração. É quando os amigos elaboram um plano que permita que entrem na própria casa.


Três crianças atravessam para o outro lado da rua para desvendarem um mistério e viverem a maior aventura de suas vidas. DJ, a criança do outro lado da rua, é quem tem o plano. Jenny, a novata, tem a inteligência e Bocão, o melhor amigo de DJ, não tem a menor idéia de nada.

Este filme nos fez repensar várias  coisas, como: não nos preocuparmos com o que não nos pertence, valorizar as amizades, não falar com estranhos, não nos metermos na vida alheia e muito mais, não tentar resolver o que não está a nosso alcance!!!!! O filme é muiro bom. E as crianças fizeram uma reconstrução da Casa Monstro em grande estilo.

FILME: A Casa Monstro

   Filme solicitado pelos alunos e trabalhado em Projeto de Leitura- Muito interessante!!!!


Leitura e Interpretação Textual DIFERENTE

Com muita dedicação e expressão artística, foi lançada uma ideia aos alunos da 6 ª série. A professora Simone Damini levou uma Caixa de Sabão em Pó, onde todos puderam pegá-la, olhá-la  e ler o que mais lhe chamou a atenção.Feito isso, foi realizada uma conversa oral dos pontos importantes observados por cada aluno (a). Cada um é claro, com sua posição. A conversa se estendeu e muitos foram os tópicos abordados: marca, código de barras, lavagem em máquina ( procedimento), lavagem no tanque, quantidade do produto, quantidade usada, enfim. Todos participaram ativamente. Foi uma OBSERVAÇÃO, LEITURA e INTERPRETAÇÃO VISUAL do produto. Em seguida a proposta foi lançada. Cda um teria que inventar um produto, no caso, Sabão em Pó, com os quesitos que achariam mais importantes. Deu certo. Ficou maravilhoso!!!! No final do trabalho os alunos se dispuseram a vender o produto, usando seu poder de  convencimento aos compradores, que eram seus colegas!!!Show de bola!!! TV e tudo!!!!

segunda-feira, 8 de março de 2010

Mensagem 2010

Mulher é aquela que trabalha, que cuida dos filhos, da casa e ainda arruma tempo para o lazer!!!!
Parabéns à todas as mulheres desse país!

terça-feira, 2 de março de 2010

Minha Sala de Aula - 2010

Os alunos do 4º ano A - 2010
Sala enfeitada com motivos carnavalescos e para dar sem dúvida nenhuma alegria a sala de aula!

MEUS LINDOS!!!!!