terça-feira, 29 de junho de 2010

Atividades Juninas


FONTE: http://www.ferinhasdosaber.blogspot.com/

Educando o Amanhã


Um novo tempo
Tempo de pensar a educação de forma mais alegre, como a ingenuidade e pureza das crianças.
O Educando o Amanhã é um espaço para discussões saudáveis acerca da educação e suas transversalidades.
Uma sala aberta à estímulos e esperanças para um mundo novo, envolvente, o qual professores e alunos desfrutem mais do maravilhoso espetáculo da vida que é a aventura do conhecimento!

Fonte: http://educandooamanha.blogspot.com/

ESCOLA x DESAFIOS

ESCOLA X DESAFIOS

Em seu artigo, Silvia Damini, nos diz que a escola é um espaço de educação na qual reside a esperança e a promessa de um futuro melhor. A sua maior finalidade é a educação integral da pessoa. Porém, essa missão não é única e exclusivamente sua. A família é a primeira responsável pela educação de seus filhos, e a escola pela sua continuidade e formação de seus alunos.
Atualmente, os educadores têm enfrentado muitas dificuldades em sala de aula. Por sua própria natureza, o ensino é estressante. Os professores recebem constantes demandas, por parte dos alunos, pais e da própria escola, muitas delas conflitantes e outras impossíveis de serem satisfeitas. Estes têm o desafio contínuo de ensinar, motivar, criar e de manter o controle da classe. Mas mesmo assim, estão constantemente expostos às críticas da sociedade.

As crianças, por sua vez, são detentoras de uma individualidade e singularidade, as quais devem ser respeitadas. É preciso incentivá-las em sua independência, preparando-as para assumir responsabilidades e terem condições de desenvolver um senso crítico e, consequentemente, a formação de sua personalidade. Limites devem ser dados e ensinados, pois a criança de hoje está bem estimulada e responde com agilidade ao meio.

A escola deve oportunizar o desenvolvimento da criança de acordo com sua potencialidade e seu nível de desenvolvimento. Sabe-se que a criança não inicia sua aprendizagem somente ao ingresso na escola. Ela traz consigo uma gama de conhecimentos e habilidades adquiridas nos primeiros anos de vida em seu ambiente sócio-econômico. Para tanto, é necessário a colaboração de toda uma comunidade educativa, ou seja, alunos, pais, professores, direção e demais funcionários, que precisam ir em busca de um mesmo objetivo e de um ambiente saudável no qual valores sejam ensinados e respeitados.
 
Confira mais assuntos em seu BLOG!!!!
 
Silvia Damini - Psicóloga Clínica e Organizacional, formada pela Universidade de Passo Fundo (UPF)

segunda-feira, 28 de junho de 2010

FRASE IMPORTANTE!


"Não me envergonho em me contradizer pois não aceito abrir mão do direito de raciocinar".
 
Pascal




Photobucket

sábado, 26 de junho de 2010

Arlindo Luiz Osório e a Mídia

Neste dia 10/06/2010 a Tuma 61 e 4º ano A participaram da Coluna do Jornal Diário da Mannhã na Sala de Aula, cujo o Projeto foi aderido pela professora Simone Damini, ainda no início do ano.
Com o tema: COPA DO MUNDO 2010 os alunos desenvolveram trabalhos que criativos: como a confecção de cartazes, recorte e colagem de letras para formação de frases, pesquisa no Laboratório de Informática, tendo assim subsídios para tal projeto.
Com balões, jornais, cola e bandeiras dos países participantes foi criada a bola da Copa.
Já o 4º ano A fez um estudo aprofundado sobre a Terra e criou com a ajuda de balões e jornais o planeta, aproveitando materiais simples e recicláveis, preservando assim o meio ambiente.
Dando continuidade a tal projeto, faremos ainda diversas atividades referentes a Copa do M undo, que já foram encaminhados ao Jornal Diário da Manhã. 
Meus alunos estão de parabéns!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

A troca vale a pena!

É de extrema e fundamental importância a divulgação do BLOG de uma colega que me incentivou a realizar o meu BLOG e que incentiva e MULTIPLICA conhecimentos, como poucas professoras hoje em dia. A troca entre os saberes é importante e somativa, pois ao mesmo tempo que troco recebo. Ideias trocadas, experiências vividas. O BLOG da Roselene Pan  está muito legal e traz muita informaçõa produtiva. Leiam!!!

Algumas sugestões de atividades para o São João!

Festa Junina

FESTAS JUNINAS

Festas juninas ou festas dos santos populares são celebrações que acontecem em vários países historicamente relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada no dia 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e cristianizada na Origem da fogueira.
Grandes fogueiras são tradição do São João brasileiro e europeu

Balão de São João em Portugal, cidade do PortoDe origem europeia, as fogueiras juninas fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão. Assim como a cristianização da árvore pagã "sempre verde" em árvore de natal, a fogueira do dia de "Midsummer" (24 de junho) tornou-se, pouco a pouco na Idade Média, um atributo da festa de São João Batista, o santo celebrado nesse mesmo dia. Ainda hoje, a fogueira de São João é o traço comum que une todas as festas de São João europeias (da Estônia a Portugal, da Finlândia à França). Estas celebrações estão ligadas às fogueiras da Páscoa e às fogueiras de Natal.
Uma lenda católica cristianizando a fogueira pagã estival afirma que o antigo costume de acender fogueiras no começo do verão europeu tinha suas raízes em um acordo feito pelas primas Maria e Isabel. Para avisar Maria sobre o nascimento de São João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel teria de acender uma fogueira sobre um monte.
 
 O uso de balões

O uso de balões e fogos de artifício durante o São João no Brasil, está relacionado com o tradicional uso da fogueira junina e seus efeitos visuais. Este costume foi trazido pelos portugueses para o Brasil, e ele se mantém em ambos lados do Atlântico, sendo que é na cidade do Porto, em Portugal, onde mais se evidência. Fogos de artifício manuseados por pessoas privadas e espetáculos pirotécnicos organizados por associações ou municipalidades tornaram-se uma parte essencial da festa no Nordeste, em outras partes do Brasil e em Portugal. Os fogos de artifício, segundo a tradição popular, servem para despertar São João Batista. Em Portugal, pequenos papéis são atados no balão com desejos e pedidos.
Os balões serviam para avisar que a festa iria começar; eram soltos de cinco a sete balões para se identificar o início da festança. Os balões, no entanto, constituem atualmente uma prática proibida por lei em muitos locais, devido ao risco de incêndio.
Durante todo o mês de junho é comum, principalmente entre as crianças, soltar bombas, conhecidas por nomes como traque, chilene, cordão, cabeção-de-negro, cartucho, treme-terra, rojão, buscapé, cobrinha, espadas-de-fogo.
dade Média como "festa de São João".

A Quadrilha



a partir de uma dança inglesa de origem campesina, surgida provavelmente por volta do século XIII, e que se popularizara em toda a Europa na primeira metade do século XVIII.
Quadrilha Junina da Festa do São Pedro de Belém (Paraíba)A "quadrille" veio para o Brasil seguindo o A quadrilha brasileira tem o seu nome de uma dança de salão francesa para quatro pares, a "quadrille", em voga na França entre o início do século XIX e a Primeira Guerra Mundial. A "quadrille" francesa, por sua parte, já era um desenvolvimento da "contredanse", popular nos meios aristocráticos franceses do século XVIII. A "contredanse" se desenvolveu interesse da classe média e das elites portuguesas e brasileiras do século XIX por tudo que fosse a última moda de Paris (dos discursos republicanos de Gambetta e Jules Ferry, passando pelas poesias de Victor Hugo e Théophile Gautier até a criação de uma academia de letras, dos belos cabelos cacheados de Sarah Bernhardt até ao uso do cavanhaque).
Ao longo do século XIX, a quadrilha se popularizou no Brasil e se fundiu com danças brasileiras pré-existentes e teve subsequentes evoluções (entre elas o aumento do número de pares e o abandono de passos e ritmos franceses). Ainda que inicialmente adotada pela elite urbana brasileira, esta é uma dança que teve o seu maior florescimento no Brasil rural (daí o vestuário campesino), e se tornou uma dança própria dos festejos juninos, principalmente no Nordeste. A partir de então, a quadrilha, nunca deixando de ser um fenômeno popular e rural, também recebeu a influência do movimento nacionalista e da sistematização dos costumes nacionais pelos estudos folclóricos.
O nacionalismo folclórico marcou as ciências sociais no Brasil como na Europa entre os começos do Romantismo e a Segunda Guerra Mundial. A quadrilha, como outras danças brasileiras tais que o pastoril, foi sistematizada e divulgada por associações municipais, igrejas e clubes de bairros, sendo também defendida por professores e praticada por alunos em colégios e escolas, na zona rural ou urbana, como sendo uma expressão da cultura cabocla e da república brasileira. Esse folclorismo acadêmico e ufano explica duma certa maneira o aspecto matuto rígido e artificial da quadrilha.


domingo, 20 de junho de 2010

Imagens lindas e inspiradoras!


Fonte: http://criatividadessemlimites.blogspot.com/2007_07_01_archive.html

Parceria importante: ESCOLA x TEATRO



Esse Cinema no Teatro proporcionado pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo juntamente com outras parcerias é muito importante e dá aos nossos alunos da rede municipal, a oportunidade de conhecer outros horizontes. A turma da prô Simone Damini e da prô Pâmela Luizetto agradecem a oportunidade e estão muito satisfeitas com o tratamento disponibilizado a nós professores e aos nossos alunos!

sábado, 19 de junho de 2010

SACOLINHAS COPA DO MUNDO - ARTE


SUGESTÃO:http://aartedeensinareaprender.blogspot.com/

*EXEMPLOS DE SITUAÇÕES MATEMÁTICAS MAIS ELABORADAS*

PENSANDO E APRENDENDO:

1. Sapolito é um sapo. Ele come 15 moscas por dia. Quando ele se disfarça, come o quádruplo de moscas e quando ele usa óculos espelhados, come o triplo de moscas do que quando está disfarçado. No domingo ele jejua. Sapolito se disfarçou duas vezes na semana e usou óculos espelhados na sexta-feira. Quantas moscas Sapolito comeu na semana?



2.Um depósito tem 20 sacas de feijão com 30kg cada e uma certa quantia de milho. Sabendo que no depósito há um total de 3000kg de grãos de feijão e milho, quantos quilos de milho há no depósito?

 

3.Uma lesma deseja sair do fundo de um poço com 10 metros de profundidade. Sabendo que ela sobe dois metros durante o dia e escorrega um metro durante a noite, quantos dias ela levará para sair do poço?








sábado, 12 de junho de 2010

DIA DOS NAMORADOS


Todos nós somos dotados de sentimentos e por mais singelos que estes pareçam, nos fazem sentir e agir das mais diferentes formas. Ame ao próximo como a si mesmo, independente de qualquer coisa, pois DEUS nos mostra todos os dias que este mundo é redondo e por sua vez, tem lugar para todos!!! Ame incondicionalmente, pois quem faz o bem, certamente terá o bem.