terça-feira, 31 de agosto de 2010

FOLCLORE 2010

Click to play this Smilebox scrapbook
Create your own scrapbook - Powered by Smilebox
This free digital scrapbook made with Smilebox

Mundo da Leitura e as Lendas

Negrinho do Pastoreio 

É uma das lendas mais populares do Brasil, principalmente na região sul. Diz a lenda que um fazendeiro ordenou que um menino, seu escravo, fosse pastorear seus cavalos. Após um tempo, o menino voltou e o fazendeiro percebeu que faltava um cavalo: o baio.
Como castigo o fazendeiro chicoteou o menino até sangrar e mandou que ele fosse procurar o cavalo que faltava. O garoto conseguiu achar baio, porém não conseguiu capturá-lo, então, o fazendeiro o castigou mais ainda, prendendo-o em um formigueiro. No dia seguinte, o fazendeiro se deparou com o menino sem nenhum ferimento, a virgem Maria do seu lado e o cavalo baio. Após o fazendeiro ter pedido perdão, o menino nada respondeu, montou em baio e saiu a galope.


Cavalo Baio do Negrinho do Pastoreio

LIÇÃO DE VIDA!

Uns primam pelas ATITUDES... Outros...

                                                                     
"A RAZÃO DOS CÃES TEREM TANTOS AMIGOS,

É PORQUE MOVEM SUAS CAUDAS MAIS QUE SUAS LÍNGUAS."

Se usarmos nosso tempo, dedicação, atenção para proclamar sorrisos, felicidade e amor, tudo fica melhor, tudo se transforma.
A forma de algumas pessoas levarem a vida, com mais leveza,

com um sorriso no rosto e felicidade estampada em atitudes,

faz com que prestemos mais atenção nas simples, porém valorosas dádivas que nos são concedidas todos os dias.
As pessoas precisam AMAR mais, ajudar mais e julgar menos.

Todo mundo é igual e estamos todos destinados a um mesmo futuro, a morte.

Mas apesar desse destino certo, cabe a cada um a liberdade de escolha enquanto respira.

Como você decide viver a vida é o que faz diferença nos momentos em que passar por provações.

VAMOS AMAR MAIS!!! AJUDAR MAIS!!!!!

Assim cumpriremos o que Deus nos confiou.








sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Passeio ao Teatro Múcio de Castro e Visitação ao Museu - Exposição "Condomínios Inteligentes"


                 Deu trabalho, mas valeu a pena. Os alunos do 4º Ano A,  da Prof. Simone Damini, realizaram mais um passeio interessante, onde aprenderam muitas coisas sobre o Meio Ambiente e ainda, complementaram suas experiências anteriores, com a visitação ao Museu para observar a Exposição "Condomínios Inteligentes", ou seja, as mais diferenciadas moradias de animais pequeninos. Foi maravilhoso!!!! E a folia, muito grande. E vamos em frente! Somos educadores para isso, para romper com o tradicional e aprender dia a dia.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O TRIUNFO - Formação Linguistica 2010

O TRIUNFO- O filme que todo professor e todo aluno deveria assistir






Como diria o amigo diretor: "Você só assisti filme desconhecido". Mas não é minha culpa que o filme é muito bom. "O triunfo" é um filme "feito" (não sei se foi, por isso as aspas") pela HBO. Como eu tinha HBO na época eu assisti. Agora comprei o filme na minha locadora para assiti-lo novamente e claro, ter o filme. Eu adorei esse filme!
Um professor, Ron Clark, decide sair de seu emprego como professor de uma escola pública num estado (se não me engano, na Califórnia) para conseguir o mesmo emprego, porém em Nova York. Nisso, ele começa a dar aula para uma das piores salas do estado, com a "fama" de conseguir fazer com que os professores se demitam e, tenta fazer com que a mesma se torne a melhor sala do estado. Seria isso possível? Só assistindo o filme para saber (o moleque chato).
Quando eu estava assistindo o filme e vi a cena que o professor "surta" e começa a balançar uma mesa com a aluna dentro eu logo lembrei da cena que aconteceu na minha escola. Não foi a mesma coisa, mas foi a cena do "surto" em si que me lembrou. Muitos alunos não sabem, vamos dizer assim, o ponto final da paciência de cada professor. Depois que a aluna foi "balançada", ela fica traumatizada e fica em completo silêncio. Quem não ficaria? Você acabou de ser balançado com toda a força porque irritou alguém. Isso não é normal é?

Uma coisa também é evidente: a dedicação do professor com os alunos. O professor visita a casa de cada aluno, ajuda uma de sua alunas com os deveres domésticos, limpa a pixação dos alunos, ajuda um aluno que foi agredido pelo próprio pai, da aulas depois da escola, resumindo, ele da apoio a qualquer momento e sabe quem você é e da importância para isso, ao contrário daqueles professores que te conhece por um número na ordem de chamada. E, para finalizar, o professor também se dedica ao máximo com os alunos, já que é o único que acredita neles. Uma mãe acha que a filha é burra, um "pai" acha o filho um marginal, uma aluna indiana sofre com os preconceitos do pai machista (da para entender né?).

O filme tem uma ótima história (ainda mais, verídica) com ótimas atuações (menos do ator que faz o jovem Tayshawn que é muito forçado), entre elas a atuação de Mathew Perry (o Chandler do Friends. Agora ficou com vontade de assistir né?). "O Triunfo" é o filme que nenhuma pessoa passa sem se identificar com um personagem. Além disso, é um ótimo filme para alunos e professores.
 MARAVILHOSO!!!! E PARA PROFESSORES QUE REALMENTE QUEREM TRABALHAR E ACREDITAM EM SI!

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sugestão para a Data Comemorativa - 25 de Agosto

                                                     


                                                       Chapéu de soldado:
 
1- Dobre uma folha de jornal ao meio.

2- No lado dobrado, dobre as pontas laterais superiores para a frente, até encostarem no meio do jornal.

3- Dobre ao meio o retângulo (da parte inferior), até encostar no triângulo superior.

4- Faça o mesmo com a parte de baixo do jornal, mas dobrando para trás.

5- Dobre o retângulo novamente para cima, cobrindo uma parte do triângulo.

6- Faça o mesmo com a parte de baixo, mas dobrando para trás.

7- Segure o papel com as duas mãos, alargando-o para que tome uma forma triangular. No lado esquerdo, cole ou grampeie uma das abinhas por trás da outra. Faça o mesmo no lado direito.

8- O chapéu está pronto!



Nota: O chapéu pode ser feito com a aba inferior dobrada somente uma vez, sobre o triângulo. Mas a parte superior do chapéu fica quase escondida e o acabamento prejudicado.

Dia do Soldado - 25 de Agosto

O Dia do Soldado é instituído em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já é capitão e, aos 40, marechal-de-campo. Entra na História como "o pacificador" e sufoca muitas rebeliões contra o Império. Comanda as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, vencida pela aliança Brasil-Argentina-Uruguai em janeiro de 1869, com um saldo de mais de 1 milhão de paraguaios mortos (cerca de 80% da população). Depois da guerra, Lima e Silva é elevado à condição de duque de Caxias — o mais alto título de nobreza concedido pelo imperador.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

REFLEXÃO... Honestidade... Educação... Futuro!!!!

Dia desses um garoto chegou em casa e perguntou à mãe quanto ela lhe pagaria se ele tirasse nota dez na prova.
A proposta surpreendeu a genitora, acostumada a educar os filhos com lucidez e bom senso.
"Por que eu deveria lhe pagar por isso, meu filho?" Perguntou com tranquilidade.
"Ora, mãe, o pai do meu amigo vai pagar cem reais se ele tirar um dez na prova de inglês."
"E você acha isso correto, filho?"
"Ah, eu acho que cem reais dá para comprar uma porção de coisas...," respondeu o menino, entusiasmado.
A sábia educadora aproveitou o momento para um diálogo esclarecedor com o filho amado.
"Filho, você acha correto o que esse pai está fazendo, pagando para o filho fazer o que é apenas a sua obrigação?"
O garoto respondeu que não sabia se era certo ou não, e a mãe continuou:
"Você já ouviu falar em corrupção?"
"Sim", disse o menino.
"E você acha direito uma pessoa cobrar para fazer a sua obrigação?"
"Não, eu não acho."
"Estudar é sua obrigação, não é filho?"
"Sim, é minha obrigação."
"Pois bem, seu pai e eu fazemos a nossa parte, que é lhe dar oportunidade de aprender para que seja um homem instruído e possa ser útil à sociedade da qual faz parte.
Mas não desejamos que seja apenas instruído.
Queremos, acima de tudo, que seja um homem de bem, um homem moralizado, um homem digno e justo.
É por isso que você nunca irá receber dos seus pais qualquer compensação para fazer a sua parte."
O garoto concordou com a mãe, mas, ainda interessado no assunto questionou:
"Quer dizer que isso é corrupção, mãe?"
"Sim. Pagar alguém para fazer ou deixar de fazer a sua obrigação é corrupção.
Existem funcionários que recebem um salário para fazer o seu trabalho mas costumam pedir um valor a mais, uma 'gratificação' para 'agilizar' o processo.
Isso significa que estão prejudicando aqueles que não têm dinheiro para pagar esse 'favor' ou que não compactuam com essa prática."
Talvez para deixar o ensinamento mais claro para o filho, a mãe continua:
"E a corrupção não está relacionada exclusivamente com o dinheiro, filho. Quando um juiz, por exemplo, que julga uma causa e favorece um amigo ou outro interesse qualquer, sem considerar a verdadeira justiça, está se corrompendo e corrompendo o sistema. Qualquer pessoa, enfim, que age em desacordo com sua própria consciência, é corruptora dos bons costumes."
Se o garoto entendeu tudo não se sabe, mas abandonou a ideia de receber um pagamento para tirar boas notas e foi estudar para a prova que iria fazer no dia seguinte.
Felizmente nem todos os cidadãos da nossa sociedade são corruptos ou corruptores, ou não entram em conversas paralelas.
Mas se você já sofreu algum tipo de extorsão ou até injustiça, sabe o quanto é amargo o sabor desse tipo de violência.
Se você já sofreu qualquer tipo de injustiça por parte de quem deveria representar a sã justiça, sabe o quanto isso gera desgosto e infelicidade, e sem dúvida, a amargura é trazida estampada no rosto, sem máscaras, sem dúvidas, a infelicidade é clara e límpida como a água!
Pense nisso e faça a sua parte para eliminar essas sementes nocivas de corrupção e desamor. Seja fiel. Seja honesto. Seja útil a sociedade em que vive. Nossa utilidade gera o bem. Gera amor. Gera felicidade. Gera paz!
Aja com honestidade e eduque seus filhos para serem cidadãos dignos e incorruptíveis. Eduque para respeitar. Eduque para amar. Eduque para ser algo a mais, em uma sociedade que muitas vezes, perde o valor em pequenas coisas e  gestos. A  dignidade que se traz de berço, de família, de honra, de caráter!!!!!



Fonte:http://www.ensinandodireitoluizamaral.com/index.php?option=com_content&view=article&id=68:um-belo-dialogo&catid=26:nucleo-de-pratica-juridica-npj&Itemid=21
Adaptação: Simone Damini

terça-feira, 17 de agosto de 2010

METODOLOGIAS NA ERA CONTEMPORÂNEA - FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E PDE

 MOMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA ALO E AÇÃO DO PDE



  
O conhecimento se constroi muitas vezes no choque  de ideias. A diversidade de saberes faz com as ideias se completem mutuamente e por consequência, haja um crescimento. A informação passa a ser conhecimento. O que não podemos é deixar que em nossa metodologia haja a compartimentalização dos saberes. Não há mais espaços para fragmentação, e sim, para unificaçao, interdisciplinaridade.
   Conflitos surgirão e estes fazem parte da motivação, por assim dizer, são a base do buscar mais, do ir além. A cultura da interdisciplinaridade provoca a perda de espaços? Pressupõe a intençaõ? Nos direciona o que e como fazer? Essa é a primeira lição em qualquer processo formativo, é a intenção. É a forma com que encaminhamos  nossa prática. É ainda como diz Sócrates, "devemos ser parteiros de nós mesmos", é como fôssemos dar a luz a nós mesmos, é buscar a luz, é buscar o saber, é nos dar o direito de crescermos dia a dia. 
   Escolhemos nossos caminhos. Somos educadores. Temos uma visão ampla e podemos sim, modificar realidades.  

Precisamos ousar... A ousadia nos faz fortes e persistentes em nossa luta!

domingo, 15 de agosto de 2010

Criação do JORNAL - DM na Sala de Aula

É isso aí... Criando sempre!









Esses jornais foram confeccionados e corrigidos pela professora de um modo diferenciado, onde os "erros" foram marcados a lápis e os próprios alunos tiveram que detectar o que estava errado na palavra, na frase, ou até mesmo em relação a forma da escrita- concordância verbal. As imagens ficaram maravilhosas! O conteúdo teve muito a ver com a contextualização escolar e a partir desse trabalho, outras portas se abriram para dar continuidade ao mesmo. Os alunos estão de parabéns!