quarta-feira, 30 de março de 2011

DATAS COMEMORATIVAS DO MÊS DE ABRIL



Abril

01 · Dia da Mentira
01 . Dia da Abolição da Escravidão dos Índios - 1680
02 · Dia do Propagandista
02 · Dia Internacional do Livro Infantil
04 · Dia Nacional do Parkinsoniano
07 · Dia do Corretor
07 · Dia do Jornalismo
07 · Dia do Médico Legista
07 · Dia Mundial da Saúde
08 · Dia da Natação
08 · Dia do Correio
08 · Dia Mundial do Combate ao Câncer
09 · Dia Nacional do Aço
10 · Dia da Engenharia
12 · Dia do Obstetra
13 · Dia do Office-Boy
13 · Dia dos Jovens
13 . Dia do Hino Nacional -1º Execução do Hino Nacional Brasileiro -1831
14 · Dia Pan-Americano
15 · Dia da Conservação do Solo
15 · Dia Mundial do Desenhista
15 · Dia do Desarmamento Infantil
16 . Dia da Voz
18 · Dia Nacional do Livro Infantil
18 · Dia de Monteiro Lobato
19 · Dia do Índio
19 · Dia do Exército Brasileiro
20 · Dia do Diplomata
20 . Dia do Disco
21 · Tiradentes
21 · Dia da Latinidade
21 · Dia do Metalúrgico
21 . Dia do Policial Civil
21 . Dia do Policial Militar
22 · Descobrimento do Brasil
22 · Dia da Força Aérea Brasileira
22 · Dia da Comunidade luso-brasileira
22 . Dia do Planeta Terra
23 · Dia de São Jorge
23 · Dia Mundial do Escoteiro
23 . Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor
23. Dia Nacional da Educação de Surdos
24 · Dia do Agente de Viagem
24 · Dia Internacional do Jovem Trabalhador
24 . Páscoa
25 · Dia do Contabilista
26 · Dia do Goleiro
26 · Dia da 1ª Missa no Brasil
27 · Dia da Empregada Doméstica
27 · Dia do Sacerdote
28 · Dia da Educação
28 · Dia da Sogra
30 · Dia do Ferroviário







terça-feira, 29 de março de 2011

MINHAS ESCOLHAS...MEU FUTURO!

PEDAGOGIA 2000 - UCPEL

Os 3 Porquinhos e um Bebê!







Ficaram muito legais as maquetes feitas pelo 4º ano A, da prô Simone Damini, à respeito do filme acima citado. O mesmo é uma releitura da história dos 3 porquinhos, mas com um plano quase infalível de um grupo de Lobo Maus, que no final, ficam de bem com a vida. O filme trabalha a questão da adoção, educação, bondade-maldade, fidelidade-traição... Enfim. Vale a pena conferir!!!!

sexta-feira, 18 de março de 2011

O PINTINHO - Contação de Histórias 1º Ano A



Essa foi uma história que rendeu muitas risadas e aprendizagens. Aprendemos como o ovo vira pintinho ou não, quem é a mãe e o pai do pintinho, como é coberto seu corpo, o que ele come e ainda tivemos a oportunidade de pegá-lo na mão. Foi muito legal. As imagens mostram tudo!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Entrevista Canal Futura 2011 Jornada e Mundo da Leitura



Com uma entrevista muito descontraída e cheia de informações a equipe do Rio de Janeiro do Canal Futura esteve neste dia 17 na UPF, abrindo oficialmente a Jornada e enfatizando a importância da Capital Nacional da  Literatura. E a Escola Arlindo Luiz Osório não poderia faltar, não é mesmo? Vamos lá!!!! Mais uma Jornadinha e Jornada de Literatura no ano de 2011.

terça-feira, 15 de março de 2011

O Universo em questão!

Os alunos do 4º Ano A, da Prô Simone Damini tiveram uma conversa muito séria e proveitosa sobre a questão do universo e do nosso meio ambiente, tema tão polêmico a atual. Conversamos muito sobre o que cada um de nós faz aqui neste mundo,l quais contribuições podemos deixar para o futuro e o que queremos hoje? A confecção do painel ficou show e bola. Cada um se autodesenhou e se colocou no papel de ambientalista, formando uma corrente do bem para proteção do universo!

EU SOU ASSIM...


Com muita tranquilidade as crianças fizeram a si mesmas podendo observar a si e aos colegas, tocando em cada parte do corpinho e identificando-os. Falamos sobre os membros inferiores, superiores e cabeça, inclusive, para que servem os nossos órgãos do sentido. Ficou um trabalho legal e muito fiel a cada um deles, pois cada um fez do seu jeitinho!

sexta-feira, 11 de março de 2011

RECICLANDO E PRODUZINDO TEXTOS - 4º ANO A



Depois de uma produção textual coletiva sobre o Carnaval os alunos resolveram produzir o personagem principal da história que se chamou o Carnaval do Sambalelê. Ficou muito criativo e especial.

Fotinhas do JOELHO JUVENAL

História Legal


Com a dica de uma colega muito especial, a prô Silvia Ricci, hoje lemos a história do Joelho Juvenal, foi um sucesso. Abordamos vários temas, as crianças ficaram encantadas além de, explorarmos outras várias partes do nosso corpo. Todos tiveram um momento de Joelho Juvenal e foram para casa "esfoladinhos".

Aprendendo a letrinha "A" e brincando com GIZ!


Com muito giz colorido e muitas ideias o grupo do 1º Ano A da Prô Simone Damini foi para o pátio riscar e treinar a letrinha A, todos se ajudaram, foi uma experiência muito legal!

quinta-feira, 10 de março de 2011

Reunião PIBID 2011


Com muita satisfação começamos o ano com as inovações do PIBID 2011, muitas são as propostas e os estudos a serem realizados. Vamos em frente e trabalhar em prol das crianças. O Arlindo Luiz Osório vem com tudo!!!!!

Dificuldade de Aprendizagem - TEXTO REFLEXIVO

A aprendizagem é um processo vincular e complexo que se realiza no indivíduo e se manifesta em mudanças de seu comportamento. Para que a dificuldade de aprendizagem seja reconhecida em uma criança, deve-se ter claro o entendimento do que é a aprendizagem e quais os fatores que nela interferem.
O distúrbio de aprendizagem envolve déficits em várias áreas, causando perturbações emocionais, dificuldades de relacionamento e contribuindo para reações dos indivíduos em certos estímulos, manifestadas com etiologias diversas, sintomas emaranhados e diferentes diagnósticos. Frequentemente, as dificuldades de aprendizagem, são acompanhadas de déficits em habilidades sociais e problemas emocionais ou de comportamento, podendo ser verificado, tanto em critérios de identificação das dificuldades de aprendizagem como em abordagens genéricas do insucesso escolar (Kavale; Forness; Hinshaw apud SANTOS; MARTURANO,1999).
A dificuldade de aprendizagem é um termo que se refere a dificuldades na aquisição e no uso da audição, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. A proposta do National Joint Committe on Learning Disabilities é que a dificuldade de aprendizagem seja entendida como transtorno que ocorre na aprendizagem escolar, podendo se manifestar na aquisição da leitura, escrita ou aritmética (Fonseca apud DIAS et.al., 2004). Algumas das causas dessas dificuldades são: físicas, sensoriais, neurológicas, cognitivas, sócio-econômicas e emocionais, sendo esta última uma das principais causas que podem dificultar a aprendizagem e refletir diretamente no comportamento.
Entende-se que uma criança com dificuldades de aprendizagem, apresenta irregularidade de comportamento quando comparada ao grupo etário a que pertence. Conforme Stevanato (2003), as crianças com dificuldades de aprendizagem e de comportamento são descritas como menos envolvidas com as tarefas escolares que os seus colegas sem dificuldades.  E quivale dizer, ainda, que crianças com queixas de dificuldade de aprendizagem, quando comparadas às crianças com bom desempenho escolar, apresentam diferenças significativas quanto à produção: comportamento, capacidade de organização, atenção, iniciativa, decisão, comunicação e interação espontânea; e quanto à percepção, baixo senso de auto-eficácia (MEDEIROS et. al, 2003).
Segundo Schunk (apud MEDEIROS et. al.,2000), existem quatro principais formas de influência sobre o desenvolvimento da auto-eficácia: a) experiências significativas, cujos resultados levam ao sucesso ou ao fracasso, o que aumenta ou diminui o senso de autoeficácia; b) experiências através do outro, como observações sociais e avaliação do desempenho dos outros; c) persuasão social, ou seja, avaliações recebidas dos outros; e d) os estados psicológicos associados a emoções positivas ou negativas que influenciam na maneira como as situações são percebidas. A partir disso, entende-se que o rebaixamento da auto-eficácia influenciará diretamente no autojulgamento da criança quanto à capacidade de desempenho em atividades específicas, na escolha de atividades, na motivação e na quantidade de esforço investido por ela em suas tarefas. Assim, a criança poderá abandonar essas tarefas, caso se sinta ineficiente para realizá-las.
Os conceitos de sucesso e de fracasso são, na maioria das vezes, aprendidos na escola, pois é nesse ambiente que a competência da criança é avaliada pelos adultos e por ela mesma. O sucesso aumenta a autoestima, proporciona novas experiências e influencia todas as atividades que a pessoa pratica, na forma como vê o mundo e na sua própria auto-avaliação. Já o fracasso paralisa, gera frustração e o crescimento fica estagnado.
As dificuldades comportamentais e emocionais influenciam problemas acadêmicos e estes afetam os sentimentos e comportamentos da criança.
O que preocupa é que, além das crianças se auto-avaliarem, a escola também as avalia, tendendo a enfatizar as comparações sociais com base no rendimento escolar. Neste sentido, Renick e Harter (apud OKANO et al, 2004) relataram que o processo de comparação social é de grande importância na formação da autopercepção dos estudantes com dificuldades de aprendizagem no que se refere à competência acadêmica. Desse modo, a experiência escolar tem um papel crucial na formação das autopercepções das crianças. Por isso, crianças com dificuldades de aprendizagem podem apresentam um autoconceito negativo, apenas no domínio acadêmico, classificando-se como menos competentes frente às habilidades escolares, não diferindo das crianças sem dificuldades de aprendizagem em outros contextos.
Os déficits específicos da dificuldade demonstram a base de conhecimentos empobrecida na criança.
Essas dificuldades, por sua vez, levam a déficits estratégicos na motivação e no esforço para a aprendizagem, como também, ao aumento da percepção de inadequação e baixa autoestima na criança (Gerber apud BERNARDES DA ROSA et al, 2000). Com isso, ao fracassar na escola, o aluno tende a pensar que fracassará em tudo na vida. O mau-desempenho deste, aumenta a ansiedade já existente e interfere no seu autoconceito, ou seja, na imagem que ela possui de si mesmo e passa para os outros, e em quem acredita que é. Portanto, a incompetência pessoal, sentimentos de vergonha, baixa auto-estima e de autoconfiança podem conduzir à falta de motivação, afastamento das demandas de aprendizagem, crises de ansiedades e estresse, caracterizando problemas emocionais. Já os sentimentos de frustração, inferioridade, raiva e agressividade diante do fracasso escolar podem resultar em problemas comportamentais, tais como resistência em ir à escola, conduta mais agressiva, dificuldade de atenção e concentração e etc. (Roeser; Eccles apud STEVANATO, 2003).
As crianças que apresentam dificuldades comportamentais, além de dificuldades de aprendizagem, podem apresentar um autoconceito mais negativo que aquele que apresentam apenas dificuldades de aprendizagem. Esse conceito mais negativo aparece pelo fato de essas crianças receberem uma desmotivação do ambiente, não só em relação ao contexto acadêmico, mas também em relação ao contexto social.
Sendo assim, a experiência escolar tem um papel fundamental na formação das autopercepções das crianças. Neste sentido, crianças com dificuldades de aprendizagem apresentam um risco elevado de terem um autoconceito negativo, particularmente quanto à área acadêmica (Elbaum; Vaughn apud STEVANATO, 2003) . As dificuldades comportamentais e emocionais, por sua vez, influenciam problemas acadêmicos, e estes afetam os sentimentos e comportamentos da criança. Quanto maior se torna a expectativa e valorização da escola pelos pais, mais penalizada fica a auto-estima das crianças, numa situação de insucesso escolar.
O mau desempenho aumenta a ansiedade já existente na criança, causando prejuízos familiares. Além disso, os pais podem se sentir envergonhados e incompetentes, muitas vezes manejando erroneamente a educação dos filhos. Marturano et.al. (apud PARREIRA, MARTURANO, 1996) encontraram indícios de enfrentamento inadequado de situações cotidianas (hostilidade, resistência e normas) e relações deterioradas entre a criança e seu ambiente, sugestivo de tensões familiares. Contudo, é importante considerar a função que essa criança desempenha na família, como lida com a ansiedade e como recebe as mensagens envoltas nos discursos de sua família.
Por fim, ressalta-se que diante da necessidade de aprender, há uma dificuldade em aprender, o que está diretamente associado a sentimentos de incapacidade, angústias, baixa auto-estima e baixo senso de auto-eficácia, refletindo diretamente nas autopercepções, autojulgamentos da criança. Embora não se tenha uma idéia relevante e clara sobre a natureza das dificuldades de aprendizagem, não se pode desconsiderar os problemas emocionais e comportamentais envolvidos nessa situação. Esses problemas relacionados a aprendizagem, não podem ser devidamente entendidos somente sob a perspectiva daquela criança que não aprende e tem dificuldades, mas também, a partir de outros contextos, como por exemplo, escola, família, e ao grupo etário a que pertence.


EDUCAR É ENSINAR A BRINCAR!!!!


ALFABETO MÓVEL E SUA UTILIDADE PARA A ALFABETIZAÇÃO!
1º ANO A - PRÔ SIMONE DAMINI

terça-feira, 8 de março de 2011

SER PROFESSOR....

O professor está sempre errado

Se é jovem, não tem experiência
Se tem carro, chora de "barriga cheia"
Se fala em voz alta, grita
Se fala em tom normal, ninguém o ouve
Se não falta às aulas, é um tontinho
Se falta, é um "turista"
Se conversa com outros professores, está a falar mal dos alunos
Se não conversa, é um desligado
Se dá a matéria toda, não tem dó dos alunos
Se não dá a matéria, não prepara os alunos
Se brinca com a turma, arma-se em engraçado
Se não brinca, é um chato
Se chama a atenção, é um autoritário
Se não chama, não sabe se impor
Se o teste de avaliação é longo, não dá tempo
Se o teste de avaliação é curto, tira as chances dos alunos
Se escreve muito, não explica
Se explica muito, o caderno não tem nada
Se fala corretamente, ninguém entende
Se fala a "língua" do aluno, não tem vocabulário
Se o aluno é reprovado, foi perseguição
Se o aluno é aprovado, o professor facilitou. É verdade, o professor está sempre errado!
Mas se você conseguiu ler até aqui, agradeça-lhe a ele!
Pensando um pouco... o professor é tudo na vida da gente!!!!
                                                                                 REFLITA!!!!!







sábado, 5 de março de 2011

MÁSCARAS DE CARNAVAL PARA O BAILINHO DA DONA JÚLIA


Com o auxílio da colega Regina Zibetti- Prô de Arte da escola, foi elaborada a Máscara de Carnaval para os alunos enfeitarem e fazerem sua folia  mascarados. Ficou muito legal e eles gostaram bastante!

4º ANO A E O CARNAVAL 2011


E o 4º Ano A não ficou para trás na sua comemoração de Carnaval. Com muita propriedade fizeram um desfile de fantasias muito original... Regado a ciganas, bruxas, super-heróis, homens do mato e até surfistas!!! Show de bola.

Carnaval e Alegria- 1º ANO A


Com muito entusiasmo e alegria de verdade as crianças do 1º Ano  A, da Prô Simone Damini tiveram uma manhã de muita brincadeira e alegrias. Brincamos com as Dança das Cadeiras, estoura balões, morto-vivo, estátua e imitando a MINIE- EU!!! Haaaahahahahaah!!!! Foi muito divertido. Minhas criancinhas são o máximo e com o detalhe de que todos vieram á carater.