terça-feira, 30 de agosto de 2011

FILOSOFIA - 4º ANO A - PRÔ MAGALI


Já com o 4º Ano A, da prô Simone Damini a prô Magali confeccionou a rosa do Pequeno Príncipe. O trabalho ficou muito legal!

Filosofia e o 4º Ano B PequenoPríncipe












Com muita dedicação a Prô de Filosofia está trabalhando  - 4º ano B, da Prô Cristiane,  com a história do Pequeno Príncipe. Parabéns Prô Magali, os trabalhos estão lindos!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Diversão foi pouco!!!!








Valeu a pena... Temos  a obrigação de mostrar o MUNDO aos nossos alunos! Criar, inovar, buscar... Realizar sonhos... Tem que ser PROFESSORA (o) com P maiúsculo!

Estamos felizes pela Participação na 6ª Jornadinha de Literatura 2011!




domingo, 21 de agosto de 2011

Atividade Folclórica - Desenho livre





Vamos começar a semana!


22 de AGOSTO FOLCLORE BRASILEIRO


  O dia 22 de agosto está se aproximando e com ele vem o dia nacional do folclore. A palavra tem o significado de cultura, sinônimo de crenças, enfim. É o que um povo acredita e que muitas vezes vem de geração para geração. O Folclore brasileiro é um dos maiores do mundo, em relação a quantidade de lendas e de como as pessoas encaram a data. É um dia muito comemorado, principalmente no Note do país, de onde a maioria das historias foram criadas.
O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país. A festa de Iemanjá é uma delas. A rainha dos mares também faz parte do folclore.
A lenda do boitatá foi criada pelo padre José de Anchieta, onde descreveu o boitatá como uma gigantesca cobra de fogo ondulada, com olhos que parecem dois faróis, couro transparente, que cintila nas noites em que aparece deslizando nas campinas e na beira dos rios.
O Curupira solta assovios agudos para assustar e confundir caçadores e lenhadores, além de criar ilusões, até que os malfeitores se percam ou enlouqueçam, no meio da mata. Seus pés virados para trás servem para despistar os caçadores, que ao irem atrás das pegadas, vão na direção.
O Saci-Pererê é um dos personagens mais conhecidos do folclore brasileiro. Possuí até um dia em sua homenagem: 31 de outubro. Provavelmente, surgiu entre povos indígenas da região Sul do Brasil.
Também conhecida como a “mãe das águas”, Iara é uma personagem do folclore brasileiro. De acordo com a lenda, de origem indígena, Iara é uma sereia (corpo de mulher da cintura para cima e de peixe da cintura para baixo) morena de cabelos negros e olhos castanhos.
O lobisomem é um dos mais populares monstros fictícios do mundo. Suas origens se encontram na mitologia grega, porém sua história se desenvolveu na Europa. A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, sendo que algumas pessoas, especialmente aquelas mais velhas e que moram nas regiões rurais, de fato crêem na existência do monstro.
A mula é literalmente uma mula sem cabeça, que solta fogo pelo pescoço, local onde deveria estar sua cabeça. Possui em seus cascos, ferraduras que são de prata ou de aço e apresentam coloração marrom ou preta.

Vamos lá... Estudar e conhecer o nosso Folclore!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Lembrança ao Dia dos Pais 1º ANO A

    Com muito carinho e dedicação as crianças homenagearam seus pais com um lindo cartão confeccionado por eles e uma foto emoldurada!

Passeio Turístico no Município 4° Ano A e B


Nossas aprendizagens se controem ao longo do tempo e das mais diversas formas, basta apenas que saibamos utilizá-las de forma sábia e segura.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Trabalho de Projeto de Leitura - Prô Dinorá



Com o assunto em voga, os aluninhos do 1º Ano A, da prô Simone Damini, também discutiram sobre o tão falado Bullyng e aprenderam o que realmente significa esta palavra. Excelente trabalho Prô Dinorá.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ata da Pré- Jornadinha

6ª Pré-Jornadinha

Ata da Pré-Jornadinha

Nome da instituição: Simone Duval Damini
Série/ano: 4º ano ensino fundamental
Número de alunos: 21


Os leitores estão lendo as obras indicadas para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.
A Professora  Simone Duval Damini e os seus alunos começaram o trabalho de Pré-Jornadinha conhecendo as obras da autora Lenice Gomes. A obra Mafuá dos Magafamágicos editado pela Paulinas fez sucesso com os pequenos. A turma leu o livro e conversou sobre as ilustrações. Posteriormente elaboraram adivinhas e produziram desenhos sobre a obra. Os desenhos estão em uma na exposição na escola.
Além disso, os alunos ainda treinaram muitos trava-línguas e escreveram vários versinhos.
Trabalho produzido pelo aluno Pedro  Arthur.

Assinatura dos professores:

________________________
Simone Duval Damini

Este documento foi gerado no dia 08/08/2011 às 20:35:54. Pertence à instituição Simone Duval Damini.

Como começa?



Fonte:http://6jornadinha.blogspot.com/2011_07_01_archive.html

ESTAMOS NO BLOG DA JORNADINHA DE LITERATURA 2011!

Os leitores estão lendo as obras indicadas para a 6ª Jornadinha Nacional de Literatura.
A Professora  Simone Damini e os seus alunos começaram o trabalho de Pré-Jornadinha conhecendo as obras da autora Lenice Gomes. A obra Mafuá dos Magafamágicos editado pela Paulinas fez sucesso com os pequenos.

Trabalho produzido pelo aluno Pedro  Arthur.
A turma leu o livro e conversou sobre as ilustrações. Posteriormente elaboraram adivinhas e produziram desenhos sobre a obra. Os desenhos estão em uma na exposição na escola.