sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Comemorações de Outubro

Datas Comemorativas de

Outubro

♥♥♥

01 - Dia Internacional da Terceira Idade

03 - Dia do Petróleo Brasileiro

03 - Dia Mundial do Dentista

04 - Dia da Natureza

04 - Dia do Poeta

04 - Dia de São Francisco de Assis

04 - Dia da Anistia

04 - Dia Internacional da Ecologia

04 - Dia Mundial da Propaganda

05 - Dia Mundial dos Animais

07 - Dia Nacional do Compositor

11 - Dia do Deficiente Físico

11 - Dia do Teatro Municipal

12 - Dia de Nossa Senhora Aparecida

12 - Descobrimento da América (1492)

12 - Dia do Atletismo

12 - Dia da Criança

12 - Dia Nacional da Leitura

13 - Dia do Fisioterapeuta

14 - Dia da Pecuária

15 - Dia do Professor

16 - Dia Mundial da Alimentação

16 - Dia da Ciência e Tecnologia

17 - Dia da Indústria Aeronáutica

18 - Dia do Médico

18 - Dia do Repórter

20 - Dia Nacional do Poeta

23 - Dia de Santos Dumont

23 - Dia da Aviação e do Aviador

24 - Dia das Nações Unidas - ONU

25 - Dia da Democracia

25 - Dia da Saúde Dentária

26 - Dia Internacional da Cruz Vermelha

29 - Dia Nacional do Livro

31 - Dia Mundial do Comissário de Voo

31 - Dia das Bruxas



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CINEMA NO TEATRO

Hoje as turmas do 3º ano A- Prô Lúcia, 4ºs anos A e B - Prô Cristiane e Prô Simone foram no Cinema no Teatro assistir Curtas Infantis. Foi uma programação muito legal. Vimos A Traça Teca, Mitos do Mondo, Caquinhas, Uma viagem a Lua, Tem um dragão no meu Baú. Depois para relaxar, fomos ao shopping passear um pouquinho. As turmas retornaram para à escola e tiveram aula normal. Uma tarde agradável e cheia de conhecimento!

SMURFAMOS O FILME!






Fizemos a manhã do PIJAMA num clima de muita alegria e descontração. Os alunos vieram à caráter e a prô Simone também. Assistimos ao filme do SMURFS e em seguida fizemos uma interpretação oral do mesmo, enfatizando várias questões: dia e noite, hábitos de higiene, alimentação, bem e mal, enfim. Foi uma manhã muito produtiva e de muitas conquistas!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Muito trabalho!

II Seminário CAPES/PIBID

II Seminário Pibid/Capes/UPF é marcado pela troca de experiências em aprendizagem escolar

 
Foto: Cristiane Sossella Seminário contou com a participação de bolsitas, professores e convidados Mais um momento para socializar e discutir práticas relacionadas ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade de Passo Fundo (Pibid/UPF) foi realizado nesta quinta-feira, dia 22 de setembro, durante o II Seminário Pibid/Capes/UPF. O encontro reuniu acadêmicos e professores dos cinco cursos integrantes do Pibid - Matemática, Física, Química, Pedagogia e Letras – professores das escolas participantes e convidados especiais. A programação teve como temática “Cultura contemporânea e aprendizagem escolar”, abordando a iniciação à docência no contexto das relações universidade-escola: investigação, ação e inovação pedagógica. Na programação, no turno da manhã, os alunos de todas as áreas envolvidas expuseram as suas experiências no painel integrado A função social do conhecimento escolar nas sociedades contemporâneas. À tarde, os participantes puderam acompanhar a conferência Cultura contemporânea e aprendizagem escolar: os desafios da docência, com o professor Claudio Dal Bosco. Na UPF, o Pibid envolve 100 acadêmicos, que estão inseridos nas escolas públicas de Passo Fundo e região, realizando estágios e monitorias. Ainda fazem parte 20 professores de 12 escolas públicas parceiras, cinco professores que atuam na universidade juntamente com os acadêmicos e a coordenadora do Pibid na instituição, Flávia Caimi. No Brasil, o programa está em desenvolvimento desde 2008, mas foi aberto às instituições comunitárias, o caso da UPF, somente em 2010. “É uma iniciativa que sustenta a possibilidade de que tenhamos uma relação próxima e profícua entre a universidade, que forma professores, com a educação básica. Nosso entendimento é de que essa relação é de horizontalidade, pois a universidade tem coisas a dizer à educação básica e vice-versa, o que faz ambas crescerem”, enfatizou Flávia. A coordenadora da Divisão de Graduação da UPF Cristiana Fioreze parabenizou pelo seminário, que na opinião dela, como o próprio Pibid, diz respeito a um processo de valorização das licenciaturas e dos próprios professores. “Esse é um compromisso claro da UPF, reforçado agora com essa parceria com a Capes e as redes públicas de ensino”, argumentou. A representante da Secretaria de Educação de Passo Fundo Maria Salete Telles destacou a necessária interação entre espaço acadêmico e escolar, pois, segundo ela, os saberes e ideias precisam circular em diferentes ambientes. “É uma satisfação estar no evento, que envolve diretamente e qualitativamente a formação docente, uma das nossas principais bandeiras, e que tem garantido à rede municipal sua qualidade de ensino”, disse Maria Salete. Já a representante da 7ª Coordenadoria Regional de Educação Alcione Nunes, ressaltou que o Pibid é importante para a valorização do ensino na escola pública. “Para que a educação promova melhorias na sociedade, é preciso que os professores juntamente com outros partícipes possam estar olhando, analisando metodologias e práticas inovadoras, unindo as teorias, por isso o Pibid é importante”, avaliou. Troca de experiências Todas as áreas envolvidas no Pibid puderam expor as suas experiências no seminário. Para a professora Marlete Diedrich, que acompanha as ações do curso de Letras desenvolvido no ensino médio de quatro escolas estaduais de Passo Fundo, não é mais possível pensar a língua – habilidades e práticas e leitura textual - acreditando que são conteúdos escolares apenas. “A escola trabalha esses temas para que o sujeito se torne ativo na sua sociedade”, explicou. A acadêmica do 4º semestre de Letras Beatriz Segal já visualiza resultados do Pibid nas escolas. “Depois do embasamento teórico que tivemos, fomos às escolas conhecer o contexto de inserção das práticas sociais, tendo ideias para que o ensino saia da forma descontextualizada, fazendo o aluno agir como autor e trabalhar na escola o que ele vai utilizar na sociedade”, explicou. De acordo com a professora Clóvia Mistura, o curso de Química também acompanhou a realidade de algumas escolas e pautou ações em cima disso, propiciando a inserção dos acadêmicos na realidade profissional futura. O bolsita Guilherme Cavagni está satisfeito em participar da iniciativa e verificar as condições do mercado de trabalho que vai encontrar quando deixar os bancos universitários. “Pelo projeto é possível, em cima da realidade de cada escola, montar o plano de aula, a parte prática e experimental, por exemplo”, pontuou. O seminário contou também com a presença da diretora da Faculdade de Educação Eliara Levinski; do diretor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências Cristiano Cervi; da representante do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Patrícia Valério, além de demais coordenadores de cursos e professores.



Fonte: Universidade de Passo Fundo


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Uma questão de OPINIÃO!

21/08/2011

A ponte
Você faz concessões?! Abre exceções?! Muda de opinião diante dos fatos?! Raciocina antes de tomar uma atitude precipitada?! Analisa a consequência dos seus atos?! Estas e outras perguntas podem ser feitas e porque não, algumas lições tiradas, nesta simpática animação. Trabalho criado ano passado por Ting Tey na Academy of Art University, "Bridge" tem música de Greg Gauba. Um bela e inocente fábula perfeita para uma pré-segunda. "Atravessadamente legaus"!




Bridge from Ting on Vimeo.

20 de Setembro - Dia do Gaúcho

Dia do Gaúcho

Tchê Barbaridade

Hoje é dia do gaúcho

Pode esquecer do luxo

Apenas bota e bombacha

Com muita simplicidade

É o campo e a cidade

Festejando com alegria

É raiz, não é mania

É tradição de verdade



Acesso fogo de chão

Fartura de chimarrão

De a pé ou de a cavalo

Que importa é este embalo

Nos levando pra o passado

Não para cantar saudade

Mas orgulho por esse Estado

Que criou homens de verdade



Este é o dia do gaúcho

Que ama a sua terra

Do jeito que ela é

Sem ligar para o que falam

É muito grande o sentimento

Que na minha alma eu trago

Estas vameras de gaita

É amor pelo meu pago.


 

Ideia Legal! Cultura e literatura juntas!

O Projeto Papel no Varal volta ao seu formato para crianças - Papelzinho no Varal - durante a 5a. Primavera dos Museus. O evento será no dia 21 de setembro, quarta-feira, das 14h às 16h, no MUPA (Antigo Palácio dos Martírios), no Centro de Maceió.

Mais uma vez, o público poderá recitar as poesias selecionadas que estarão penduradas no varal de sisal. No intervalo, quem anima a criançada é um musical de Bruno Palagani e Wilbert Fialho, com música instrumental de qualidade em um repertório especial.

O último Papelzinho no Varal aconteceu no Parque Municipal de Maceió.
A entrada é gratuita e livre. No varal estarão, dentre vários, Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar e Cecília Meireles.



segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Semana Farroupilha

 SÍMBOLOS OFICIAIS DO RS

Os símbolos oficiais do estado do Rio Grande do Sul são o Hino, a Bandeira e o Brasão de Armas. Sua história mistura-se à história da Revolução Farroupilha, amplamente comemorada no Estado.
A 30 de Abril de 1838, os farroupilhas obtiveram uma de suas maiores vitórias em todo o decênio revolucionário: a conquista da vila legalista de Rio Pardo. Em meio à euforia do triunfo, eles se deram conta de que havia sido aprisionada a banda militar do 2º Batalhão Imperial de Caçadores e seu respectivo maestro, Joaquim José Mendanha. Então lhe deram o encargo de compor a música do Hino da República Rio-Grandense. Os historiadores afirmam ter acontecido a primeira execução em 5 de Maio de 1838.
O Hino Rio-Grandense tem letra de Francisco Pinto da Fontoura, música de Comendador Maestro Joaquim José Mendanha e harmonização de Antônio Corte Real. A obra original possuía uma estrofe que foi suprimida, além de uma repetição do estribilho, pelo mesmo dispositivo legal que a oficializou como hino do estado - A lei nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966.



"Como aurora precursora

Do farol da divindade

Foi o vinte de setembro

O precursor da liberdade

Mostremos valor constância

Nesta ímpia injusta guerra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra

De modelo a toda terra

Sirvam nossas façanhas

De modelo a toda terra


Mas não basta pra ser livre

Ser forte, aguerrido e bravo

Povo que não tem virtude

Acaba por ser escravo"



Bandeira
Bandeira Rio-Grandense

A Bandeira do Estado do Rio Grande do Sul foi utilizada pela primeira vez no dia 12 de Novembro de 1836, quando o governo da República Rio-Grandense, instalado em Piratini, baixou o decreto criando o "Escudo d´armas da República, assim entendido o pavilhão dos Farroupilhas.
A Bandeira compõe-se de três panos: verde (acima), vermelho (no centro) e amarelo (em baixo) em tonalidades normais. Possui uma elipse vertical em pano branco, onde está inserido o brasão. Num lenço, ao centro do brasão, se lê a inscrição "República Rio-Grandense" e sob o brasão, o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade".
A Bandeira foi oficialmente adotada pelo decreto estadual nº 5.213, de 5 de Janeiro de 1966, sendo governador, Ildo Meneghetti. Deve-se sua concepção ao farroupilha Bernardo Pires, em trabalho conjunto com José Mariano de Mattos.
As cores da bandeiras se devem à bandeira do Brasil (verde e amarelo) e a faixa vermelha que atravessa a bandeira na diagonal significa a Revolução que ocorreu entre o estado (República Rio-Grandense) e a República do Brasil.


Brasão de Armas
Brasão do Rio Grande do Sul

O Brasão foi adotado pelo mesmo decreto que instituiu o Hino e a Bandeira do Estado. Acredita-se que foi desenhado originalmente pelo padre Hidelbrando e em arte final pelo Major Bernardo Pires, sendo muito semelhante ao usado na época dos farrapos. O brasão é o mesmo que aparece no centro da bandeira estadual.
Sob o brasão, Lê-se o lema "Liberdade, Igualdade, Humanidade". Lema esse que tem origem na Maçonaria e na Revolução Francesa. No centro está um barrete frígio, um símbolo republicano desde a queda da Bastilha.
O brasão rio-grandense é o mesmo da época dos farrapos com algumas pequenas modificações. Por isso possui a inscrição "República Rio-Grandense", junto com a data do início da Revolução Farroupilha, 20 de setembro de 1835, data amplamente comemorada no estado.

Fonte: Wikipédia 2011

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Meu Rio Grande de ENCANTOS MIL!!!!!



Com muita alegria e diversão, as turmas do 1º Ano A e 4º Ano A, da Prô Simone Damini, foram tomar o tradicional Café de Chaleira, no CTG Eduardo Müllher, acompanhados da Coordenação da escola, Denise Madalosso e da Bibliotecária Deise. Nos divertimos de montão e apreciamos a comida típica gaúcha!

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

FEIRA DE ANIMAIS 2011





  Com muita propriedade a turma do 4º Ano A, da Prô Simone Damini encerrou, pelo menos este ano, os estudos sobre os animais. Organizamos juntos uma Feira de Animais, o qual, cada aluno se propôs a trazer um animalzinho de casa, para assim formarmos uma grande feira. Deu tudo certo, foi um sucesso. Os alunos adoraram e aprenderam muito com esse momento que demonstrou, além de conhecimento e pesquisa, muita dedicação e disciplina, pois os mesmos tinham que explicar ao público da visitação o seu animalzinho. Todas as turmas da escola participaram da visitação. E que venha o próximo conteúdo a ser trabalhado! Parabéns alunos do 4º Ano A!!!! Vocês são um sucesso!!!!

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Alfabetização um processo contínuo!

O I Seminário do Dia Mundial da Alfabetização estava muito bom. As palestrantes fizeram um breve relato sobre o tema, bem como, contaram algumas das experiências que tiveram em suas carreiras à respeito da alfabetização. Fiquei muito orgulhosa, pois o grupo da Pedagogia, coordenados pela Prof. Adriana Bragagnolo- UPF e pela Supervisora Simone Damini,  da Escola Arlindo Luiz Osório, preparou um banner muito legal. Lá estavam nossas crianças nesse processo tão árduo que é a alfabetização. Mais uma vez a escola está representada em eventos que só  somam a sua história!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

8 de Setembro- Dia Mundial da Alfabetização

 

    A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos. O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.