quarta-feira, 25 de abril de 2012

Estudar é crescer!

Síndrome de Asperger

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Síndrome de Asperger

Classificação e recursos externos
Riboflavin penicillinamide.jpg
Criança estudando estrutura molecular: portadores de Asperger em geral têm interesses específicos e intensos






Chamada Síndrome de Asperger é uma síndrome do espectro autista, diferenciando-se do autismo clássico por não comportar nenhum atraso ou retardo global no desenvolvimento cognitivo ou da linguagem do indivíduo. A validade do diagnóstico de SA como condição distinta do autismo é incerta, tendo sido proposta a sua eliminação do "Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais" (DSM), sendo fundida com o autismo[1][2]
A SA é mais comum no sexo masculino.[3] Quando adultos, muitos podem viver de forma comum, como qualquer outra pessoa, entretanto, além de suas qualidades, sempre enfrentarão certas dificuldades peculiares à sua condição. Há indivíduos com Asperger que se tornaram professores universitários (como Vernon Smith, "Prémio Nobel" de Economia de 2002).
Um dos primeiros usos do termo "síndrome de Asperger" foi por Lorna Wing em 1981 num jornal médico, que pretendia desta forma homenagear Hans Asperger, um psiquiatra e pediatra austríaco cujo trabalho não foi reconhecido internacionalmente até a década de 1990. A síndrome foi reconhecida pela primeira vez no DSM, na sua quarta edição, em 1994 (DSM-IV).
Algumas características dos Aspergers são: dificuldade de interação social, dificuldades em processar e expressar emoções (este problema leva a que as outras pessoas se afastem por pensarem que o individuo não sente empatia), interpretação muito literal da linguagem, dificuldade com mudanças em sua rotina, pessoas desconhecidas, ou que não vêem há muito tempo, comportamentos estereotipados. No entanto, isso pode ser conciliado com desenvolvimento cognitivo normal ou alto.
Alguns estudiosos afirmam que grandes personalidades da História possuíam fortes traços da síndrome de Asperger,[4][5][6] como os físicos Isaac Newton e Albert Einstein[7], o compositor Mozart, os filósofos Sócrates, John Kimble e Wittgenstein, o naturalista Charles Darwin, o pintor renascentista Michelangelo, os cineastas Stanley Kubrick, Andy Warhol e Tim Burton, o cantor britânico Gary Numan, o enxadrista Bobby Fischer o empresário/filantopro Bill Gates e o programador Mark Zuckerberg,
Todo 18 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Síndrome de Asperger, data do nascimento de Hans Asperger, que deu nome à síndrome.

sábado, 21 de abril de 2012

"Sou professor a favor da esperança que me anima apesar de tudo. Sou professor contra o desengano que me consome e imobiliza. Sou professor a favor da boniteza de minha própria prática, boniteza que dela some se não cuido do saber que devo ensinar, se não brigo por este saber, se não luto pelas condições materiais necessárias sem as quais meu corpo, descuidado, corre o risco de se amofinar e de já não ser o testemunho que deve ser de lutador pertinaz, que cansa mas não desiste. Boniteza que se esvai de minha prática se, cheio de mim mesmo, arrogante e desdenhoso dos alunos, não canso de me admirar."
                                                                  Paulo Freire

quarta-feira, 18 de abril de 2012

SLIDE PIBID 2012!


Acesse esse site e veja o vídeo PIBID 2012!
http://smilebox.com/playBlog/4d7a45774f4467784d44593d0d0a&blogview=true

Dia do Livro 4º ano A - Prô Simone Damini





Biografia de Monteiro Lobato, Contação de História "Reinações de Narizinho", fantoches e palitoches marcaram a tarde desse dia 18/04/2012... Felizes e cheio de ideias, meus alunos foram para suas casas e produzirão com certeza textos cada vez melhores!

DIA DO LIVRO NO 2º ANO A... PURA DIVERSÃO!!!

MÚSICA, CONTAÇÃO DE HISTÓRIA, DRAMATIZAÇÃO E MUITO FOTO FIZERAM A ALEGRIA DA CRIANÇADA!
VIVA MONTEIRO LOBATO E O SÍTIO DO PICA PAU AMARELO!



E VIVA MONTEIRO LOBATO UM GÊNIO DA LITERATURA BRASILEIRA!

terça-feira, 17 de abril de 2012

O MUNDO É MUITO REDONDO! OBRIGADO SENHOR!

LARGO DA LITERATURA 2012 - 4ºano A e B e 5º ano A e B

<>
 
<>
<>
COMEMORAÇÃO DIA DO LIVRO
Aniversário de Monteiro Lobato
Fonte: assessoria de imprensa
Data: 17/04/2012


Mais de 100 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Arlindo Luiz Osório, comemoraram na tarde desta terça-feira, o aniversário de nascimento de Monteiro Lobato e o dia Nacional do Livro Infantil. A atividade foi realizada no Largo da Literatura localizado da Praça Armando Sbeghen. A ação foi uma promoção da Universidade Popular (UP) da Secretaria de Educação (SME), que mensalmente desenvolve atividades de fomento à leitura em diversos locais do município, principalmente nos dois largos que possuem quiosques de leitura.
Os alunos ouviram histórias contadas pelos monitores do quiosque de leitura Roberto Pirovano Zanatta, e pelos monitores do Mundo da Leitura da Universidade de Passo Fundo (UPF), parceira no evento. Também foram desenvolvidas oficinas.
De acordo com a coordenadora da UP, professora Maria Augusta D'Arienzo, a formação de novos leitores é uma política da atual administração, que tem o objetivo de aumentar o índice de leitura em Passo Fundo para consolidar o município cada vez mais como Capital Nacional da Literatura.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

ESPECIAL!

Meio Ambiente, Água, Saúde e Saneamento Básico- 4º ano A


Com muita criativiadade os alunos do 4º ano A, da prô Simone Damini, confeccionaram cartazes referentes a todo um estudo envolvendo a ÁGUA , um bem mais do que precioso para o nosso planeta! Cada grupo com seu entendimento fez o trabalho de culminância do conteúdo!

domingo, 15 de abril de 2012

FIXAÇÃO DO "S" E GÊNERO TEXTUAL CONTOS DE FADAS - 2º ANO A

Deu trabalho, mas depois da contação de histórias, dvd com 4 finais diferenciadas e uma interpretação oral para lá de exigente os alunos do 2º ano A da prô Simone Damini, juntamente com a pibidiana Clarimiriam confeccionarm o Soldadinho de Chumbo e juntos formamos um batalhão! Ficou lindo!

Intervenção da pibidiana Pâmela- 3º ano A - Prô Lúcia



Contar histórias é permitir que cada criança viage em um universo único e cheio de encantamento!

sábado, 14 de abril de 2012

A importância do trabalho com IMAGENS para os ANOS INICIAIS!





 André  Neves  -  Imagens maravilhosas e de cunho educativo muito importante para a ARTE e a VIDA!
TORNAR O ALUNO CIDADÃO... PREPARAR PARA O MUNDO!

FRASE SÁBIA!!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

PIBID 2012... O COELHINHO CHEGOU!




A PARTICIPAÇÃO DE VOCÊS EM NOSSA ESCOLA É MUITO IMPORTANTE!

Trabalho da PIBIDIANA Ana Carolina com o 1º ano A


Chegou a Páscoa e com muito carinho a Prô Pibidiana Ana Carolina fez um mimo para os pequenos!

FATO!

quinta-feira, 5 de abril de 2012

PÁSCOA 2º ANO A

REFEITÓRIO... UM DOS MELHORES LUGARES DA ESCOLA!



D. CLARISSE, PRÔ SIMONE E D. ROSE... 
AS MELHORES MERENDEIRAS DESSE MUNICÍPIO!
FELIZ PÁSCOA!

TRABALHO DE FILOSOFIA DA PRÔ MAGALI - 4º ANO A

PÁSCOA NO 3º ANO A - PRÔ LISIANE

AS CRIANÇAS FIZERAM A FESTA COM A PIBIDIANA LISIANE CAPELLARI E SUA TOCA DO COELHO! COM OS SÍMBOLOS E SEUS SIGNIFICADOS, COM DATA SHOW E CENOURINHAS A PÁSCOA FICOU COMPLETA! PARABÉNS LISIANE CAPELLARI, SEU TRABALHO SÓ TEM A CONTRIBUIR COM AS CRIANÇAS E COM A ESCOLA!

quarta-feira, 4 de abril de 2012

domingo, 1 de abril de 2012

MODELOS PARA LEMBRANCINHAS DE PÁSCOA!




                             ENVELOPE PAR COLOCAR AS LEMBRANÇAS DE PÁSCOA


                         ORELHINHAS PARA COLOCAR NA CABEÇA DAS CRIANÇAS