domingo, 1 de junho de 2008

Se sujar faz bem!

É sabido que o brincar é de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos social, intelectual, afetivo e cognitivo. Muitos estudiosos basearam suas pesquisas nesta questão, deixando clara e objetivamente fundamentada a importância do brincar na Infância.
Uma criança que brinca desenvolve sua imaginação, é criativa e se torna autônoma. Criança que brinca é saudável e feliz. Brincar traz a alegria e esta é uma sensação muito saudável e rica, pois o sentimento de felicidade provoca a manifestação de potencialidades, desperta a coragem para enfrentar desafios, arriscar e superar obstáculos, motivando a criança para o criar. Esta criança que brinca, experimenta, interaje com seu ambiente social, cria, recria, com certeza terá muito mais facilidade de resolver seus problemas da vida adulta.
Brincar é o canal para o aprendizado, já que a criança ao fazê-lo, pensa, reflete, imagina e ao mesmo tempo em que desenvolve esta imaginação, as crianças constroem relações reais entre elas e elaboram regras de organização e convivência. Ao brincarem, as crianças vão construindo a consciência da realidade, ao mesmo tempo em que já vivem uma possibilidade de modificá-la.
O brincar implica necessariamente a participação e o engajamento da criança, pois tem o sabor de desconhecer o já conhecido, uma vez que cada brincadeira, cada momento em que esta brincadeira se realiza, torna-se objetivo de redescoberta e reaprendizado. Cada momento é único. A criança brinca, desfaz a brincadeira e a faz novamente de modo diferente, é como se revivesse momentos iguais e diferentes ao mesmo tempo. Portanto, o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento infantil.
Trecho da minha Monografia de Pós-Graduação em Educação Infantil pela IESDE

Nenhum comentário: