domingo, 28 de setembro de 2008

Contos de Fadas na Escola e suas Recompensas




Olha só as vassouras do Harry Potter.


Olha o envolvimento deles com a confecção da vassoura e a
sua relação com o Mundo da Leitura.



E a prô Simone que se vire, no meio de tanta vassoura.....


É pura diversão. Brincando e aprendendo!


Tarde do Pijama



Legal! Mais uma tarefa cumprida!!!!!!

Os contos de fadas são muitos antigos e existem no mundo inteiro. Às vezes se encontram histórias muito parecidas, em lugares muito distantes: seus enredos se repetem em diferentes culturas e nos diversos continentes. Todos eles têm final feliz e sempre apresentam a busca da felicidade, do amor, da riqueza... e sempre há dificuldades e obstáculos para serem vencidos. Os contos de fadas também têm sempre alguma “mágica”, alguma coisa “maravilhosa” que não acontece na nossa realidade, mas que traz o encantamento dos contos de fadas. Há animais que falam, existem fadas e bruxas com poderes extraordinários, sapos que se transformam em príncipes, vassouras que voam e são usada para jogar, como no Filme de Harry Potter, onde o esporte é praticado em uma vassoura. Muito legal e fantástico. Que o digam os alunos da Turma 31 da Escola Arlindo Luiz Osório, que tiveram uma tarde DIFERENTE intitulada: A TARDE DO PIJAMA - e mais, com direito a cachorro-quente e bombons. Que delícia!

Mas o mais importante, foi ter tido o contato com a magia e as diversas transformações que aconteceram durante o filme e -las em prática, com a Confecção da Vassoura e da Serpente, já que Potter era nada mais nada menos que um , OFIDIOGLOTA. Que termo legal e até pouco tempo desconhecido pelos meus alunos, que estudaram significados, a biografia e principalmente a temática do filme, interpretando é claro, de modo clássico e incontestável.

Os contos de fadas continuam vivendo porque eles agradam nossa imaginação e nossos sentimentos. Sempre ficamos torcendo pela vitória dos personagens bons sobre os maus e vivendo com eles as dificuldades encontradas. Cinderela está entre as primeiras histórias que conhecemos na infância. Cinderela lança sobre nós um encantamento inesquecível, com sua bondade, com a vitória do bem sobre o mal, com o triunfo dos humildes sobre os orgulhosos. Cinderela conquista a felicidade só depois de superar muitos obstáculos e enfrentar duras tribulações.

Alunos da turma 31, da Prof. Simone Damini, agora é só trabalhar para melhorar cada vez mais a leitura!


Nenhum comentário: