sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Comentário de Entrevista "O professor de nossos filhos"!

Lendo um Artigo da Revista Veja, me deparei com a seguinte frase:
O bom professor consegue que todos aprendam o que têm de aprender, que cada um aprenda quando está pronto para tal e que sejam felizes no aprender!
E é verdade, pois às vezes queremos que nossos alunos aprendam em sincronia, mas isso é impossível. Respeitar o ritmo do aluno e a sua condição de aprendente é indispensável para uma boa aprendizagem.
E mais, um fato interessante também foi a questão da indisciplina, que o autor do Artigo, ressalta como 'apenas' curiosidade. Toda a curiosidade leva e gera a indagação, questionamento, conversas paralelas, enfim. O que seria da aprendizagem se não fosse a arte de ser curioso????
Como professores, temos que ter um conceito positivo de nós mesmos e de nosso trabalho, saber mostrar aos alunos a beleza e o poder das idéias, ter expectativas positivas em relação aos mesmos, fazer com que os alunos participem da aula, dialogar, proporcionar momentos diferenciados e, PRINCIPALMENTE, entender que quando a indisciplina começa a despertar, é porque o aluno não está aprendendo! Como diz o ditado popular: " Cabeça vazia, oficina do diabo".
Cláudio de Moura Castro - Ponto de Vista - Revista Veja
14 de julho de 1999.

Um comentário:

Roselene disse...

Tanta curiosidade faz de você uma educadora criativa, buscando sempre dar asas a seus alunos. Parabéns pela ousadia de proporcionar a seus alunos novas formas de aprendizagens. Bjs.