segunda-feira, 16 de março de 2009

Conversa com quem gosta de Ensinar!

Neste último sábado tivemos um Seminário e Estudos com a Profª Doutora Eliara Levinski, cujo tema nos reportava ao processo de Ensino Aprendizagem: uma proposta interdisciplinar. Para a abertura do Seminário contamos com a criatividade da Profª Regina ( Prof. de Artes em nossa escola) que nos trouxe uma mensagem sobre Aprendizagem e Esquecimentos, que resumidamente, nos passou o seguinte: " Quando decidimos fazer algo com o coração aberto, geralmente acertamos", " Aprendemos que ainda temos muito a aprender", " As pessoas se esquecerão do que você disse", " Do que você fez". Mas NUNCA esquecerão como você as tratou"!
Nos falou também sobre o objeto da educação, que é o mundo em que vivemos, e mais, que cada um parece olhar sobre o seu ponto de vista, sob seu foco, seus interesses, enfim, com conceitos e pré-conceitos. Enfatiza as questões de sistematização, de trabalhos com projetos e diz: " É preciso agarrar-se em uma proposta e enfrentá-la sem MEDOS". Precisamos APRENDER a APRENDER.
Nos sensibilizou a fala de que o profº deixa marcas, marcas que jamais serão esquecidas. Assim, trabalhar é seu maior desafio, é uma proposta inovadora dia-a-dia, é conhecer, é globalizar conhecimentos, é trabalhar com a ciência de forma que ela contribua para a vida, contextualizando-a sempre que possível.O conhecimento acontece mais na CABEÇA do que no CADERNO.

Nenhum comentário: