segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Leitura e Escrita diante do Novo Acordo Ortográfico





Neste sábado, dia 17/10/09, tivemos um encontro com a Professora Doutora Claudia Toldo, que teve como princípio básico a questão do Novo Acordo Ortográfico, enfatizando que não adianta querer que o aluno saiba sobre o acordo ortográfico, se ele não constroi, o básico, o período completo. E ainda, a complementação das Ações do PDE com Formação de Professores.
Na sua fala nos diz que o professor necessita " às vezes inventar o que não sabe e reinventar o que se sabe". A leitura pressupõe qualquer conhecimento. A interpretação do que se lê é muito importante. Não adianta ler por ler, mas é necessário, entender o que se lê. Decodificar não é ler, ou seja, devemos ler, entender, interpretar e dar a opinião sobre.
Uma fala muito interessante que a professora disse foi: " Não devemos imbecializar os nossos alunos", ou seja, devemos ensiná-los a ler o mundo. Ensinar o que lhes interessa, conciliando é claro, com o conteúdo. Dessa forma a possibilidade da leitura é imensa.

Enfim, LER se ensina e ESCREVER se aprende!

Nenhum comentário: