terça-feira, 24 de março de 2009

Projeto de Leitura - 2009

Neste ano de 2009, tive o prazer de ser convidada para trabalhar com o Projeto de Leitura da escola ALO. Pensei, pensei e pensei, e resolvi que teríamos que trabalhar com a essência da LEITURA, mas de modo a despertar o interesse dos alunos para tal trabalho. Nas turmas de 6ª série, iniciamos o trabalho com os JOGOS, enfocando primeiramente a sua origem e sua transcendência de geração para geração. Brincar e jogar é instintivo. Todo mundo brinca. Todo mundo mesmo. Então se proporcionou momentos de reflexão sobre a questão dos JOGOS, a sua importância para a vida e sua aplicação no dia-a-dia. E foi o que fizemos. cada aluno após esse estudo, escolheu um tipo de jogo e teve de confeccioná-lo para apresentar para a turma e entregar por Escrito (análise da escrita) para a professora. O trabalho ficou muito interessante e mostrou que mesmo os adolescentes, em fase de 'crescimento' ainda brincam e se divertem muito. Valeu a pena. Como culminância, esses mesmos adolescentes vieram à escola na parte da TARDE e ensinaram as crianças/alunos da turma do 4º ANO A, da Professora Simone Damini a brincar, diversificando um pouco mais o recreio e possibilitando um brincar saudável e coletivo.
JOGOS DESENVOLVIDOS:
Amarelinha
Dama
Trilha
5 Marias
Corda com variações musicais
Jogos com dados
Bonecas de Pano
Pé de Lata
Pernas de Pau
Carrinho de Rolimão
Bolinhas de Gude
Escondendo a Bolinha
Telefone sem Fio....

terça-feira, 17 de março de 2009


Fotos do 1º Trabalho do 4º ANO A, da Escola Arlindo Luiz osório, realizado sobre o Mundo em que vivemos e o que QUEREMOS para o nosso mundo!
TERRA PLANETA ÁGUA!!!!


segunda-feira, 16 de março de 2009

TIRA DE MAFALDA


A inquietação de Mafalda nos faz refletir sobre algumas coisas importantes do nosso dia-a-dia de professor. O mundo está doente? Mas quem faz parte desse mundo? O que nós, professores podemos fazer para que ele melhore? O que podemos instigar em nossos alunos, para que eles mesmo reflitam sobre isso? Essa tira, nos mostra o descontentamento com o NOSSO mundo, as doenças que muitas vezes passam sem que percebamos, por nós mesmos, a INÉRCIA na qual estamos mantidos e, "alguns" se negam a enxergar. Enfim, é muito mais fácil, não enxergar! É muito mais fácil passar o problema adiante. É muito mais fácil, culpar alguém, ou desfazer-se, do trabalho de alguém. Reflexão!!!! Reflexão!!! Reflexão!!!! O mundo necessita disso. Nós precisamos disso. Nossos alunos necessitam disso. E certamente, esperam isso de nós, educadores!!!!

Tira apresentada em Seminário de Estudo - Profª Eliara Levinski


Bibliografia Indicada


Bibliografia indicada para leitura e aprofundamento do trabalho com projetos na escola.

Conversa com quem gosta de Ensinar!

Neste último sábado tivemos um Seminário e Estudos com a Profª Doutora Eliara Levinski, cujo tema nos reportava ao processo de Ensino Aprendizagem: uma proposta interdisciplinar. Para a abertura do Seminário contamos com a criatividade da Profª Regina ( Prof. de Artes em nossa escola) que nos trouxe uma mensagem sobre Aprendizagem e Esquecimentos, que resumidamente, nos passou o seguinte: " Quando decidimos fazer algo com o coração aberto, geralmente acertamos", " Aprendemos que ainda temos muito a aprender", " As pessoas se esquecerão do que você disse", " Do que você fez". Mas NUNCA esquecerão como você as tratou"!
Nos falou também sobre o objeto da educação, que é o mundo em que vivemos, e mais, que cada um parece olhar sobre o seu ponto de vista, sob seu foco, seus interesses, enfim, com conceitos e pré-conceitos. Enfatiza as questões de sistematização, de trabalhos com projetos e diz: " É preciso agarrar-se em uma proposta e enfrentá-la sem MEDOS". Precisamos APRENDER a APRENDER.
Nos sensibilizou a fala de que o profº deixa marcas, marcas que jamais serão esquecidas. Assim, trabalhar é seu maior desafio, é uma proposta inovadora dia-a-dia, é conhecer, é globalizar conhecimentos, é trabalhar com a ciência de forma que ela contribua para a vida, contextualizando-a sempre que possível.O conhecimento acontece mais na CABEÇA do que no CADERNO.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Mensagem para os Pais - 1ª Reunião 2009


Anjinho de E.V.A. - Lembrança para os Pais Alinhar à esquerda

MENSAGEM

Olhar para frente sem dúvida alguma, é evoluir.

É nessa perspectiva de muito otimismo e seriedade que iniciamos nossa reunião e por assim dizer mais um ano letivo.

Por tudo de bom que já tivemos e também pelas dificuldades que nos fazem entender tudo aquilo que nos parece difícil e de certa forma, nos ensina a encontrar os melhores caminhos, acreditamos em nosso trabalho.

Acreditando nesse trabalho, nesse envolvimento, em nosso amor e na qualidade de ensino que dispensamos diariamente a nossos alunos, a E.M.E.F. Arlindo Luiz Osório deseja ser o elo de ligação que liga seu filho, nosso aluno, sua família e a escola.

Desejo a todos um pleno ano de felicidades e realizações.

Neste ano, que os ANJOS nos abençoem e nos proporcionem momentos felizes e de muita aprendizagem!

Professora: Simone Duval Damini Turma: 4° Ano A

terça-feira, 3 de março de 2009

Ínicio das Aulas

O ano letivo começou! No turno da manhã foram organizadas algumas atividades para a recepção dos alunos, dentre elas: alongamento e dança. Além disso, os professores deram início as suas atividades por série, colocando para os alunos suas metodologias, horários, cronogramas, enfim.
O prof. Nilton começou o alongamento. O carnaval acabou, mas ainda restou um pouquinho da fantasia imaginária das professoras Regina e Simone Damini. Vale tudo para tornar os momentos mais alegres e diferentes!