segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Está chegando a hora!!!!!

Esta chegando o dia de voltar as aulas, inicio de fevereiro é o período que as escolas particulares e públicas retornam ao seu ritmo normal de aulas, e vem outra vez a lista de material escolar.
Se já não bastasse, e não fosse suficiente, nos deparamos com ítens desnecessários, como:
Copos plásticos, sabonetes, cotonetes, um excesso abusivo em folhas, que a variedade assusta.  São até 1.000 folhas por aluno. Um absurdo, até porque um ano tem 365 dias, não contando é claro, os feriadões.  
Bom, eu também sou mãe e discordo de muitos itens inclusos na lista dos meus filhos.
Na verdade o que é lista de materiais escolar?
Material escolar é tudo aquilo que tenha finalidade ludica e pedagógica para a criança!
Tudo bem, produtos de higiene pessoal é um dos ítens hoje em dia que não faltam na lista de material, mas nós como pais devemos estar atento ao uso desses itens, de modo que devemos também cobrar o bom proveito desses materiais e a efetivação desse uso.
Claro, nas escolas públicas, estaduais ou municipais a situação é bem pior, pois a demanda desses materiais, principalmente pedagógico é bem maior do que a disponivel nos armários das escolas, e os professores acabam utilizando os materiais dos alunos para fazer suas atividades e até as suas necessiades... na verdade o que acontece é quase um milagre!
Desse moto pais e responsáveis, assim como temos responsabilidades e deveres, vamos tambem aprender a cobrar o uso devido desses materiais e dizer não para os itens desnecessários e abusivos contida nas lista de materiais, algusn itens é de responsabilidade das escolas e obrigação do governo... temos que aprender a combrar dos orgãos responsáveis os ítens principais para o desenvolvimento pessoal e intelectual dos nossos pequenos.
E o mais importante: Estar presente na escola ou na vida escolar de nossos filhos, para realmente saber como a aprendizagem está acontecendo, o que a criança necessita de fato, em que podemos auxiliar e como podemos ser úteis nesse crescimento educacional.


Nenhum comentário: