terça-feira, 17 de agosto de 2010

METODOLOGIAS NA ERA CONTEMPORÂNEA - FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E PDE

 MOMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA ESCOLA ALO E AÇÃO DO PDE



  
O conhecimento se constroi muitas vezes no choque  de ideias. A diversidade de saberes faz com as ideias se completem mutuamente e por consequência, haja um crescimento. A informação passa a ser conhecimento. O que não podemos é deixar que em nossa metodologia haja a compartimentalização dos saberes. Não há mais espaços para fragmentação, e sim, para unificaçao, interdisciplinaridade.
   Conflitos surgirão e estes fazem parte da motivação, por assim dizer, são a base do buscar mais, do ir além. A cultura da interdisciplinaridade provoca a perda de espaços? Pressupõe a intençaõ? Nos direciona o que e como fazer? Essa é a primeira lição em qualquer processo formativo, é a intenção. É a forma com que encaminhamos  nossa prática. É ainda como diz Sócrates, "devemos ser parteiros de nós mesmos", é como fôssemos dar a luz a nós mesmos, é buscar a luz, é buscar o saber, é nos dar o direito de crescermos dia a dia. 
   Escolhemos nossos caminhos. Somos educadores. Temos uma visão ampla e podemos sim, modificar realidades.  

Um comentário:

denise disse...

É ISSO AÍ COLEGA! SOMOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E SABEMOS DA NECESSIDADE DE ESTAR EM CONSTANTE FORMAÇÃO.